Olhão

Mais Sucesso em Olhão | Bairros a construir o futuro

À falta de contexto familiar propício, ou quando o sucesso escolar precisa de um empurrãozinho, os jovens dos populares Bairros dos Índios e das Panteras, em Olhão, encontram nos gabinetes do projeto “Mais Sucesso” o apoio que falta para conseguirem ser bem-sucedidos.

Quatro técnicos têm ao seu lado um antigo utente do espaço que, agora que acaba o 12º ano noturno, trabalha para que outros, como ele, construam um projeto de vida.

Além da integração de jovens NEET (que não estudam, não trabalham e não frequentam qualquer formação profissional), a equipa ajuda cerca de 100 crianças e jovens a fazer trabalhos de casa, a aprender a estudar ou mesmo a ter hábitos de vida mais saudáveis.

O projeto de intervenção, promovido pela Moju – Associação Movimento Juvenil em consórcio com outras 14 entidades, já tem mais de uma década, mas o apoio de mais de 500 mil euros do Fundo Social Europeu permitiu, desde janeiro de 2021, aprofundar as atividades de desenvolvimento de competências dos jovens, mas também dos pais.

“Não se pode querer promover o sucesso das crianças sem a família”, nota a coordenadora Tânia Pinheiro.

Cientes do contexto socioeconómico mais vulnerável, a associação opera gabinetes de apoio às famílias destes bairros, com um técnico dedicado em cada um deles para ajudar em tarefas tão variadas quanto tratar de documentos, encaminhar para serviços públicos, ou envolvê-los nos processos educativos dos filhos.

Só em 2021, já 30 encarregados de educação tinham aceitado envolver-se mais na aprendizagem dos filhos.

Categorias:Olhão