Consumidor

Dicas SPC: Torne o seu smartphone mais rápido sem prescindir das suas apps e fotos favoritas

Alguns estudos apontam para o facto de passarmos em média mais de 3 horas por dia a olhar para o nosso telemóvel. Por isso, nada mais natural do que querermos que estes funcionem a 100%, de forma rápida. A pensar nisso, a SPC divulga cinco dicas para tornar o smartphone mais rápido sem prescindir das apps e fotos favoritas.

Alguns estudos apontam para o facto de passarmos em média mais de 3 horas por dia a olhar para o nosso telemóvel. Para quem usa o seu telemóvel como ferramenta de trabalho, este valor triplica ou quadruplica. Sentimo-nos completos, quando saímos de casa com a carteira, as chaves … e o telemóvel. Por isso, nada mais natural do que querermos que estes funcionem a 100%, de forma rápida.
 
Mas, tal como acontece com os computadores e portáteis, com o passar do tempo, é comum também os telemóveis começarem a ficar mais lentos na resposta seja por falta de espaço de armazenamento, seja por faltar uma atualização de software mais recente, ou por excesso de apps descarregadas. A pensar nisso, a SPC, empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, preparou cinco dicas para tornar o seu smartphone mais rápido sem prescindir das suas apps e fotos favoritas.
 
1 Comece sempre pelo início…reinicie!
Muitas vezes esquecemo-nos de que o telemóvel também precisa, como qualquer dispositivo eletrónico, de reiniciar o seu sistema. Carregamos o smartphone mas convém de vez em quando reiniciá-lo. Quando ocorre este procedimento o dispositivo faz um reset às apps abertas, à sua cache e memória, que acaba por tornar o sistema lento.
 
2 Desligue as animações do dispositivo
As animações de fundo de ecrã ou de transição de apps, podem deixar o seu dispositivo muito mais lento, dificultando o seu uso diário e, por isso, basta desligar ou reduzir o número de animações, nas configurações do seu dispositivo, para ter um smartphone mais rápido. As animações ocupam recursos do seu dispositivo e memória RAM e quantas menos tiver ativas, mais rápido será o seu sistema a responder às suas necessidades diárias.
 
3 Garanta espaço livre no seu smartphone
Verifique o espaço usado em apps e ficheiros e aproveite para eliminar as apps que não usa há muito tempo, e principalmente as que usam funções em segundo plano. Faça-o regularmente e elimine ou desinstale a app, garantindo que após fazê-lo reinicia o dispositivo para limpar os dados. Também os ficheiros que descarregou num determinado momento, mas que já não são necessários como bilhetes de concertos ou exposições em pdf, uma apresentação de trabalho, vídeos partilhados ou fotografias. Veja o espaço ocupado e elimine o que não usa há mais de 3 meses, fazendo sempre um backup prévio, guardando em cartões SD ou até na cloud.
 
4 Adote boas práticas
Uma ação que deve habituar-se a fazer regularmente, após o uso de várias apps no seu smartphone é encerrá-las. Isso por si só libertará espaço RAM e tornará o dispositivo mais rápido, uma vez que as apps também gastam bateria contribuindo para a maior lentidão do dispositivo. À medida que usamos o nosso smartphone temos a tendência de abrir a app de e-mail, de Facebook, de instagram ou Linkedin, o Snapchat ou a app do tempo, ou ainda a app do home banking. Pois, usou? Então feche. No final da utilização não deixe em segundo plano, feche-a.
 
5 Fique atento à segurança
Tal como acontece com qualquer dispositivo eletrónico, os ataques de malware causam lentidão nos sistemas onde penetram. Também no seu smartphone deverá confirmar a possibilidade de reforçar a segurança através de um antivírus, para que não instale, sem querer, algum malware indesejado, após visitar algum site ou clicar em algum link dúbio.

Categorias:Consumidor