Albufeira

Nova ERPI de Olhos d’Água | Portas abertas para o mar

Com a linha de costa ali bem perto a convidar para mexer as pernas, a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira está convencida de que a nova estrutura municipal vai rapidamente encher-se de séniores com vontade de se manterem autónomos, saudáveis e ligados à comunidade. O edifício, que mais parece um hotel, é só mais um condimento para que os futuros inquilinos possam envelhecer alegremente.

A vista sobre o litoral atiça ainda mais a vontade de abrir aqueles portões. “Estou já a imaginar as caminhadas que vão poder fazer de manhã até à beira-mar e só isso é, desde logo, uma ajuda para materializar a ideia de casa de portas abertas que pretendemos”, vai revelando a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Patrícia Seromenho.

Ali, a uns privilegiados 500 metros da Praia de Olhos d’Água, a nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (a nova designação que pretende reinventar o conceito de lar de idosos), praticamente concluída, confunde-se com os hotéis e aparthotéis que a circundam. Há bancos e mesas para aproveitar o bom tempo dominante, o interior privilegia a entrada de luz natural e até o desenho das varandas dos quartos convida a apreciar o contexto, que tantos turistas atrai a Albufeira. 

A própria configuração do alojamento assemelha-se à de uma unidade hoteleira. Conta com 12 quartos individuais, outros 21 duplos, todos com casa de banho privativa. Há ainda um quarto triplo, “que será dedicado a quem necessitar de maior apoio à autonomia”, mas é o caráter amplo das áreas comuns que merece o destaque de Patrícia Seromenho: “temos a sensação de que todos os caminhos fluem, dos quartos às salas de atividades, o que leva a que as pessoas não queiram ficar paradas”.

É caso para dizer que o ar de hotel e não de espaço fechado funciona como tónico “ao estilo de vida ativo” que a Santa Casa projeta para os futuros utentes. “Estou convencida de que quem decidir morar aqui, vai ganhar qualidade de vida, mantendo a autonomia e a ligação à comunidade”, nota, apontando o objetivo de, com este equipamento, mudar por completo o modelo de assistência ao envelhecimento em Albufeira.

Categorias:Albufeira