AGENDA

QUARTEIRA | Pedagogia Montessori na terceira idade em sessão de esclarecimento

Catarina Jerónimo e Maria Sousa são as formadoras que esta sexta-feira, 30 de outubro, pelas 21h30, no polo da Biblioteca Municipal em Quarteira, apresentam a sessão de esclarecimento “Vamos tirar dúvidas sobre Montessori na terceira idade”.

Maria Montessori idealizou a Pedagogia Científica, atualmente conhecida por Pedagogia Montessori, que se baseia no estudo do funcionamento do cérebro e na compreensão de como adquirimos competências de forma mais “natural”.

Esta pedagogia foi obtendo diversos resultados positivos e isso fez com que a sua aplicação na terceira idade começasse a ser estudada, em 2014. Atualmente é aplicada na terceira idade em geral e em situações de demência em particular.

A abordagem Montessori nesta fase da vida centra-se em redescobrir e apoiar a pessoa por detrás do passar da idade e para além das dificuldades físicas e motoras que possam estar a enfrentar. Atividades com significado e propósito são colocadas de novo na vida das pessoas, com base nas suas necessidades, interesses, aptidões e capacidades. Apoia a melhoria da qualidade de vida dos mais velhos, promovendo os princípios da dignidade, do compromisso significativo e da independência ao longo da vida.

Montessori, muito mais do que uma pedagogia, é um estilo de vida.

Nesta palestra as formadoras irão mostrar mais concretamente como é feita a aplicação da abordagem Montessori na terceira idade, em que pilares é assente e tirar todas as dúvidas sobre o tema. Existem em todo o mundo lares de terceira idade que começam a aplicar esta abordagem no seu dia a dia, com resultados muito positivos, que serão também referidos nesta sessão.

Fundadoras do Jardim da Descoberta, Catarina Jerónimo e a Maria Sousa são duas mães apaixonadas pela abordagem de Educação para a Paz proposta por Montessori, e pelo trabalho pessoal que a sua aplicação implica. Formadoras e alunas, são organizadoras de eventos Montessori nacionais e internacionais e consultoras na área de Montessori.

Esta iniciativa é de entrada livre.

Categorias:AGENDA, Quarteira, Saúde