Empresas

Kit de Onboarding: o que é e como escolher o ideal para a sua empresa

RODNAE Productions / Pexels.com

O kit de onboarding não passa de um kit de boas-vindas que é oferecido aos novos colaboradores da empresa.

O objetivo deste kit é facilitar a integração do novo colaborador na equipa e tornar mais fácil a adaptação dos colaboradores que já fazem parte da empresa. O kit pode ser entregue no primeiro dia de trabalho ou assim que o colaborador for aceite na empresa.

Além de tornar mais fácil a integração do novo colaborador, a oferta deste kit também traz outros benefícios à empresa, como poderá descobrir ao longo do conteúdo.

O que deve incluir um kit de onboarding?

Antes de falarmos sobre os benefícios deste kit para a empresa, vamos partilhar consigo o que deve ser incluído no kit.

Os materiais personalizados são os produtos mais importantes do kit e devem incluir a imagem da marca. Aqui podem entrar cartões, um simples boné personalizado e outros produtos que ajudem a identificar o funcionário como parte da empresa.

Os materiais de escritório ou outros produtos úteis também podem ser adicionados ao kit e são uma forma de mostrar alguma preocupação para com as necessidades dos colaboradores. Aqui entram as canetas, os blocos de notas e outros.

Adicione, também, um documento onde partilha todos os benefícios que o colaborador terá ao fazer parte da empresa. O documento não deve ser muito longo e, de preferência, deve ter um design compatível com a imagem da empresa.

Brindes. Todos gostam de receber presentes e nada melhor do que receber um assim que se começa o novo trabalho. E, dependendo do brinde, o colaborador pode até partilhar o gesto nas redes sociais, o que irá gerar alguma simpatia para com a marca. Livros, bolas anti-stress ou produtos tecnológicos são boas ideias. Use a criatividade e surpreenda o novo colaborador.

E para mostrar o ambiente acolhedor da empresa, adicione uma mensagem de boas-vindas. Se os colaboradores quiserem, podem também adicionar uma nota de boas-vindas ao kit do novo colega.

Dê uma vista de olhos às lojas que vendem produtos personalizados, como a Gift Campaign, para ter uma ideia dos produtos que pode comprar e pedir para personalizar. Alguns dos produtos mais comuns são as canetas, os cadernos, os sacos com alças Entre outros…

Quais os benefícios de oferecer um kit aos novos funcionários?

Desperta interesse nos colaboradores

Nem todas as empresas portuguesas oferecem estes kits de boas-vindas, portanto se a sua empresa o fizer, o colaborador irá sentir-se valorizado desde o primeiro dia. Claro que isso se irá refletir na motivação e produtividade.

Se o documento de apresentação da empresa incluir as metas e valores da mesma, o colaborador também pode ficar mais interessado e motivado para o ajudar a fazer a diferença.

Os funcionários sentem-se parte da equipa desde o início

É uma verdade universal: todos gostamos de nos sentir integrados. Passar a ideia de que o novo colaborador já faz parte da equipa desde o primeiro dia é tão simples como oferecer um boné personalizado ou uma t-shirt.

Claro que montar um kit completo deixa a mensagem de que o colaborador já é “um dos seus”, sem quaisquer dúvidas.

Para melhores resultados, a equipa pode participar da entrega do kit. Se quiser que o momento seja ainda melhor, peça aos colaboradores para usarem o boné personalizado da empresa e ofereça um ao novo colaborador. Acredite, o pequeno gesto vai fazer a diferença.

Apresenta a empresa sem grande esforço

O documento de apresentação da empresa é imprescindível neste kit de onboarding porque é esse que vai mostrar ao novo colaborador quais os valores da empresa, quais os valores internos e deixar bem claro qual o objetivo que estão a tentar alcançar como equipa. Por outras palavras, qual a missão.

À partida o colaborador já deverá ter esse conhecimento, mas esse documento irá aprofundar um pouco mais essa informação e deixar todos os colaboradores no mesmo patamar.

E, o melhor, irá passar toda a informação que quer sobre a empresa sem que percam muito tempo nas apresentações.

Ajuda a promover a empresa

E, por último, quanto mais valorizado o novo colaborador se sentir, maior a probabilidade de o partilhar nas redes sociais. Para ter a certeza que tal acontece, garanta que o novo colaborador se sente acolhido.

Pode, ainda, comprar brindes que sejam fora do normal para que o colaborador sinta que quer partilhar com os amigos e conhecidos.

Para concluir, não se esqueça de preparar um kit que esteja relacionado à área de atuação do colaborador.

Categorias:Empresas