Loulé

LOULÉ | Grupo Cira da e Município assinalam Dia Mundial da Saúde Mental

O auditório da Escola Secundária de Loulé recebeu no passado dia 10 de outubro um evento comemorativo do Dia Mundial da Saúde Mental, organizado pelo Grupo Ciranda e que teve o apoio do Município de Loulé.

O Grupo Ciranda, constituído por psicólogos das escolas, dos serviços de saúde e da Câmara, tem como filosofia desenvolver um plano de trabalho assente numa rede dinâmica, que vise a articulação interserviços nos três setores, no âmbito da saúde mental e intervenção psicoeducativa no concelho de Loulé, criando sinergias e potenciando saberes.

Numa sessão bastante participada, com a presença de 70 profissionais de diferentes áreas, com destaque para a saúde, a abertura dos trabalhos esteve a cargo de Sónia Coelho, membro do Ciranda, da vice-presidente da Autarquia, Ana Machado, da diretora da Escola Secundária de Loulé, Renata Afonso, da representante da ACES Algarve Central, Paula Simãozinho, e de Carla Fernandes, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Seguiu-se a apresentação do painel “Saúde Mental Infanto-Juvenil: saúde e educação”, moderado por Carla Fernandes do Grupo Ciranda, no qual participou Maria Esteves da DGEstE Algarve, Ilza Martins da área da saúde, e Alberto Guerreiro, psicólogo da Autarquia de Loulé. Numa reflexão conjunta, foi considerado o panorama da saúde mental das crianças e jovens do concelho de Loulé, tendo em conta o passado, o presente o futuro.

Os trabalhos encerraram com a metodologia World Café, na qual os participantes puderam refletir e dar o seu contributo para a definição de eventuais procedimentos a adotar numa situação de crise, em contexto escolar.

Com esta dinâmica pretendeu-se contribuir para o trabalho que a equipa do Ciranda tem vindo a desenvolver, no âmbito da criação de um modelo de atuação com linhas orientadoras para a intervenção, em situações de crise, especificamente no âmbito escolar.

De referir que, durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola Secundária de Loulé, nomeadamente nas turmas do 10º M e 10ºO – Curso de Artes Visuais, 11ºUs -Curso de Técnico Auxiliar de Saúde, 12º H, 12º I – Curso Línguas e Humanidades, e 12ºUd -Técnico de Design Gráfico, sob a temática da saúde mental.

Categorias:Loulé, Saúde