AGENDA

LOULÉ | Clara Haddad promove o livro e a leitura através de formação e espetáculo

Clara Haddad regressa à Biblioteca Municipal de Loulé em dose dupla – espetáculo teatral e formação – nos dias 28 e 29 de outubro.

“Burros, Burraldos, Totós e Paspalhões” é o nome da encenação teatral apresentada no dia 28, sexta-feira, pelas 21h00, em que a escritora e contadora de histórias selecionou narrativas populares e literárias bem-humoradas para trazer a Loulé.

O público poderá ouvir uma fábula de um burro de computador ao colo que nunca viu um livro, de um lobo totó enganado pela capuchinho esperta, de heróis que nunca ouviram falar de inteligência e de personagens que desconhecem a astúcia, esperteza ou valentia. Todos os contos estão repletos de muitas aventuras e trapalhadas…com burros, burraldos, totós e trapalhões que vivem com a cabeça no ar e ideias nas nuvens… Esta iniciativa tem entrada livre.

Já no sábado, 29, é a vez de Clara Haddad promover a formação “Como contar histórias com livros? A mediação de leitura e suas múltiplas facetas”, tendo como objetivo dar, ao mediador de leitura / contador de histórias, bases concretas, praticadas com sucesso, que permitam a partilha de experiências e de estratégias flexíveis, fáceis de implementar.

Clara Haddad irá falar da seleção, preparação, narração e exploração de um livro, adequado às diversas faixas etárias, bem como ensinar técnicas importantes para controlar o espaço e o tempo, colocação de voz e domínio da postura, de forma a cativar e promover adequadamente o livro e a leitura.

As técnicas vocais, a importância da relação livro, voz, corpo, olhar e dicção, exemplos práticos de potencializar o trabalho com os livros e a forma correta de manuseá-los no ato de contar uma história ou a leitura em voz alta, a oralidade, a mediação de leitura e as suas diferenças são alguns dos conteúdos programáticos da formação.

Cada participante deve trazer dois livros de histórias infantis (um álbum ilustrado e um só com texto).

A sessão decorre das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Inscrição prévia para biblioteca@cm-loule.pt

A participação é gratuita e as vagas limitadas. Confere-se diploma de participação.

Categorias:AGENDA, Loulé