AGENDA

LAGOS | Sessão comemorativa do 10.º aniversário dos Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar

A Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), com apoio da Câmara Municipal de Lagos, promovem nos dias 23 e 24 de novembro o VII Encontro Nacional do Projeto “Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE)”, o qual incluirá a sessão protocolar comemorativa dos dez anos da sua criação, que se realiza no dia 23 de novembro, pelas 10h30, estando prevista a presença de diversas entidades, representativas do Ministério de Educação, autarquia e desporto.

O VII Encontro Nacional dos CFDDE decorre anualmente com o objetivo de refletir e alinhar as estratégias de desenvolvimento deste projeto, bem como de fomentar o trabalho e a formação dos professores envolvidos nos CFDDE. As sessões de trabalho plenárias, temáticas e técnicas envolvem os 78 Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar, nomeadamente: 64 de desportos náuticos (Vela, Remo, Canoagem e Surf) e 14 não náuticos (Atletismo, Golfe e Natação).

Um dos momentos altos da sessão protocolar será a assinatura dos protocolos que integram os cinco novos agrupamentos de escolas, que passam a integrar o projeto dos CFDDE, após um processo de candidatura ocorrido em julho de 2022. Está ainda previsto uma visita às atividades que estarão em curso nos centros de formação desportiva do Desporto Escolar existentes no concelho de Lagos.

Os Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE) visam proporcionar aos alunos e professores:

·        atividades pontuais, de curta duração, que incidem fundamentalmente em experiências, estágios de formação desportiva especializada, durante os períodos letivos e/ou nas interrupções letivas;

·        atividades regulares de apoio especializado aos grupos-equipa na iniciação e aperfeiçoamento desportivo, cuja especificidade técnica exige condições ou recursos materiais específicos;

·        atividades de apoio privilegiado no âmbito do Domínio da Autonomia Curricular e na promoção e desenvolvimento de ações nas áreas da Educação Inclusiva, Ambiente e Sustentabilidade;

·        potenciar o apoio à formação de professores e de alunos com interesse, capacidades e aptidões para a prática de uma modalidade ou disciplina desportiva, nas vertentes práticas e teóricas.

Ao longo de 10 anos de atividade, os CFD do Desporto Escolar têm assumido um papel muito importante na promoção da prática desportiva das modalidades abrangidas, tendo sido possível proporcionar atividades pontuais e regulares com registos de participação de 80.000 e 22.000, respetivamente. Para além das aprendizagens e da prática desportiva, os CFDDE têm contribuído de forma bastante ativa e profícua, no que concerne à implementação de boas práticas de inclusão, da valorização do ambiente e do desenvolvimento ao nível da sustentabilidade.

Constituindo uma forte aposta do Ministério da Educação como resposta operacional à Comissão Interministerial da Estratégia Nacional para o Mar 2020, reiterada na Estratégia Nacional para o Mar 2030, visando potenciar o contacto dos alunos com as modalidades náuticas, o Projeto CFD do Desporto Escolar desenvolve a sua atividade em locais adequados às respetivas modalidades, em todo o território nacional, com apoio das autarquias, federações e associações desportivas e demais organismos fundamentais na criação de sinergias para a implementação deste projeto. Neste contexto, os CFDDE geraram a criação de inúmeras redes de parceiros, tendo sido possível gerar importantes contributos para o reforço da coesão territorial regional e para a implementação de boas práticas ao nível da promoção da equidade social e da igualdade de oportunidade para todos.

Categorias:AGENDA, Desporto, Lagos