AGENDA

QUARTEIRA | Sessão informativa sobre o programa Estou Aqui Adultos

Através da utilização de uma pulseira, o programa pretende garantir a segurança das pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, promovendo assim o reencontro célere com o familiar ou conhecido previamente indicado.

A sessão informativa decorre no próximo dia 25 de novembro pelas 15h00, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira e é dinamizada pela Junta de Freguesia de Quarteira, Associação Talentos Unidos e Banco de Tempo de Quarteira.

Sobre o Programa:

A Polícia de Segurança Pública tem por missão constitucional e legal defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, garantindo designadamente as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e o respeito pelas garantias dos cidadãos, bem como garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a proteção das pessoas e bens.

No âmbito da sua missão e de acordo com a visão existente, a PSP identifica a necessidade de garantir a segurança de adultos que, pelas mais variadas razões, podem sofrer alguma desorientação na via pública, no sentido de colmatar essa vulnerabilidade.

O programa Estou Aqui Adultos foi pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correta identificação e o contato célere com um familiar. O primeiro contato é muitas vezes crítico e a urgência com que a pessoa é identificada, pode fazer toda a diferença, sendo dever da Polícia procurar todas as alternativas para que esse processo seja rápido, simples e seguro.

O programa tem por objetivo garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública, e promover o reencontro célere com o familiar ou conhecido previamente indicado.

O Estou Aqui Adultos é válido em todo o território nacional e nos demais países da União Europeia, bastando ativar o número de emergência 112 e indicar o código alfanumérico da pessoa encontrada para que seja ativado o mecanismo de contatar a pessoa de confiança do utilizador.

Este programa é para todas as pessoas que procuram uma melhor qualidade de vida, alicerçada numa resposta mais rápida, dedicada e pessoalizada das autoridades policiais que promova um sentimento de segurança acrescido.

O pedido pode ser feito pelo próprio utilizador, através da opção Pedido pelo(a) Próprio(a), ou por um terceiro através da opção Pedido Instituição/Cuidador.

As instituições que queiram aderir ao programa podem fazer um só registo para vários utilizadores. Para tal devem utilizar a opção Pedido Instituição/Cuidador e indicar que se trata de um pedido de instituição.

PULSEIRAS

A pulseira ESTOU AQUI ADULTOS foi desenvolvida com elevados padrões de qualidade para permitir que seja utilizada nas mais variadas condições e o tecido utilizado está preparado para aguentar até 12 meses sem perder a qualidade.

A pulseira foi concebida com matéria prima zamak e o acabamento foi garantido com cobre e banho de níquel. A gravação da inscrição “Call/Liga 112” foi feita em baixo relevo e o código alfanumérico foi gravado a laser.

Sugerimos que coloque previamente a chapa com o código na pulseira, de preferência com a gravação voltada para a pele, e só depois ponha no braço, apertando com nó duplo.

Para esta escolha valorizámos a qualidade do material, diminuímos as probabilidades de reação alérgica e escolhemos um material resistente e testado em ambientes adversos. Procurámos uma pulseira que garantisse os elevados padrões de segurança que o Programa promove.

A pulseira é pessoal e intransmissível.

Para adquirir uma pulseira deverá fazer o registo prévio e, em seguida, deslocar-se à esquadra escolhida para levantar a mesma.

POLÍTITICA DE PRIVACIDADE

O tratamento da informação no Programa Estou Aqui Adultos, que permite a inscrição dos próprios, ou através de representante, formular pedidos de ativação de pulseiras no período de seis meses (fase experimental), garante plenamente os direitos dos cidadãos quanto à proteção dos respetivos dados pessoais. Os pedidos formulados terão igual encaminhamento que qualquer outra solicitação da mesma natureza apresentada diretamente numa esquadra da PSP. Trata-se de uma nova forma, fiável e segura, com recurso a meios eletrónicos, que garante um acesso mais fácil dos cidadãos a este serviço gratuito, prestado pela PSP. Ao tratamento de dados comunicados são aplicáveis as normais legais que regulam os sistemas das entidades identificadas. A PSP é a entidade responsável pelo tratamento de dados e a finalidade é a que resulta das atribuições e competências desta Força de Segurança, tendo em vista a prestação do programa Estou Aqui Adultos.

Os dados recolhidos são obrigatórios e/ou facultativos consoante indicação, num ou no outro sentido, no campo respetivo. O direito de acesso aos dados pode ser exercido, pelos próprios utilizadores, junto da PSP, nos termos legais.

A informação recolhida no âmbito do serviço Estou Aqui Adultos circula em condições de elevada segurança, garantida pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

Os dados recolhidos destinam-se à correta identificação da pessoa que requer o serviço e do adulto inscrito, podendo ser pedida a confirmação da informação prestada através do email indicado, por telefone ou presencialmente, se existirem dúvidas nos dados submetidos ao Programa. Em caso de dados incorretos ou incompletos, da responsabilidade do requerente, o Programa Estou Aqui Adultos não será acionado, sendo, sempre que possível, avisado para os corrigir ou completar.

Categorias:AGENDA, Quarteira