Quarteira

Lions Clube de Vilamoura | Mais 3 companheiros contemplados com a Comenda Melvin Jones

O Lions Clube de Vilamoura, na sequência da Caminhada pela Diabetes que teve lugar na manhã deste domingo, 27 de novembro, promoveu um almoço solidário no Club House do Pestana Vila Sol.

Um almoço que contou com a presença de representantes dos clubes Lions de Huelva (Espanha), Setúbal, Figueira da Foz, Estoril Palácio e os anfitriões do Lions Clube de Vilamoura, representado ao mais alto nível pelo seu incansável presidente Jorge Madeira, pelo vice-presidente, João Neto e pelas voluntariosas companheiras Fátima Madeira, Cristina Rosa, Amélia Craveiro e Ivette Gigante e o não menos voluntarioso companheiro João Cruz.

Jorge Madeira anunciou a atribuição de mais 3 Comendas Melvin Jones da LCIF – Fundação Lions Clube Internacional acompanhadas dos respetivos distintivos de lapela a 3 companheiros do Lions Clube de Vilamoura: Lorete Sousa Otto (ausente por motivo de força maior), Maria Teresa Pereira e João Luís Calçada Correia, chamando o companheiro José Russo para proceder à sua entrega, segundo o qual, “eu vim até aqui porque estas comendas foram por mim requeridas enquanto assessor da LCIF, cargo que desempenhei até junho deste ano. Em nome da Fundação do Lions Internacional, queiram aceitar as nossas congratulações por se tornarem companheiros Melvin Jones”, desejando “muitos sucessos ao companheiro Jorge Madeira e ao Lions Clube de Vilamoura. Vocês merecem, vocês trabalham a sério para a defesa  e expansão do lionismo”.

O companheiro Calçada Correia agradeceu “ao Lions Internacional esta distinção que me deixa muito honrado e com grande satisfação. Eu tenho 38 anos de lionismo. Comecei como co-fundador do Lions Clube de Faro e há 35 anos co-fundador do Lions Clube de Vilamoura. É mais de metade de uma vida dedicada ao lionismo e agora, sempre que sou chamado, estou presente. É este o espírito do lionismo e é isso que se quer num clube que tem uma atividade cívica e solidária permanente e com consistência. Aproveito para dizer ao nosso presidente, companheiro Jorge Madeira, continue com essa força, importante para levarmos ajuda àqueles que necessitam e, assim, fazer um mundo melhor”.

A companheira Teresa Pereira referiu que “sou uma caloira no Lions, só tenho 17 anos de lionismo. Sinceramente, não estava à espera desta distinção. Sinto-me orgulhosa de pertencer ao Lions Clube de Vilamoura e estou muito grata ao nosso presidente. Tem sido muito persistente, até comigo. Um agradecimento também ao Lions no seu total. Tem tido uma ação espetacular a favor da humanidade”.

A representante do Lions Clube de Setúbal deu “os parabéns ao Lions Clube de Vilamoura porque não é muito comum haver um clube onde haja tantos companheiros galardoados, com tanto trabalho feito e tantos projetos a desenvolver e tão ambiciosos”.

António Cortesão, anteriormente do Lions Clube Lisboa Mater, começou por dizer que “atualmente estou a tentar recuperar o Lions Clube Estoril Palácio, que tem estado desativado. Desejo também ao Lions Clube de Vilamoura e ao companheiro Jorge Madeira muitos e bons anos com muita saúde porque, de facto, não há em Portugal um clube igual ao de Vilamoura. Aquilo que se tem feito por aqui, embora estejamos numa ponta do país, o clube não tem tido o reconhecimento que merece de todos os lions do Norte e do Sul e é sempre bom poder encontrar outros clubes aqui representados. Espero que se consiga concretizar, a breve trecho a aquisição desta carrinha. Tem-se colocado a questão de ser uma carrinha para o Algarve. Não, o país é um único, não está dividido. Nós estamos aqui todos para defendermos onde haja uma necessidade, seja ela onde for. No nosso país, os lions têm que corresponder e estar atentos a este tipo de pedidos e de solicitações. Portanto, vamos todos trabalhar nesse sentido para que esta situação seja concretizada porque faz realmente muita falta aqui no Algarve para as crianças, não apenas as do IPO mas para todas aquelas que necessitam de cuidados especiais a serem transportadas com cuidado e terem o lugar que merecem”.

O companheiro João Neto, do Lions Clube de Vilamoura, manifestou-se “muito orgulhoso por ter mais 3 comendas Melvin Jones no nosso clube. É sinal de que estamos no bom caminho. Nós temos um clube muito dinâmico e tudo isso se deve ao dinamismo do nosso presidente, companheiro Jorge Madeira. Sem ele, nunca conseguiríamos este dinamismo. Portanto, desejo que continue com essa saúde e continue a puxar por nós, no bom sentido”, revelando o espetáculo que o clube vai promover no dia 18 de fevereiro: “Será no sábado de Carnaval, vai ser uma noite de Fados de Coimbra e vamos ser ambiciosos. Vai ser no Restaurante O Museu, em Boliqueime, que tem uma sala muito grande, onde vamos recriar o ambiente típico de Coimbra. Esperamos que cada companheiro e cada convidado levem mais 3 pessoas para termos uma sala com 400 pessoas, o que nos permitirá angariar cerca de 5% do valor total da carrinha que pretendemos adquirir para o CHUA. Todos os eventos que iremos promover até junho serão dedicados à aquisição dessa carrinha para podermos dar resposta à muita falta que faz.

Para o presidente do Lions Clube de Vilamoura, “penso que foi dada uma justiça  às pessoas que mais trabalharam no nosso clube, fundado há 35 anos pelos companheiros Calçada Correia e Sousa Otto, depois continuado pela companheira Teresa Pereira e outros companheiros, incluindo a Soledade e nós temos neste clube, no total, 5 companheiros com a Comenda Melvin Jones: os 3 agora distinguidos e ainda Soledade Madeira e Sousa Otto, distinguidos antes. Portanto, é uma honra o nosso clube ter 5 companheiros com esta distinção, a comenda mais alta que o Lions Internacional atribui”.

Jorge Madeira relembrou a campanha solidária que o clube está atualmente a promover para aquisição da carrinha adaptada para o CHUA para transporte de crianças com cancro pediátrico, pedindo a contribuição de todos, anunciando ainda as próximas iniciativas do clube:

  • 10 de dezembro – Inauguração do tradicional Presépio do Lions no salão de festas do Lar da Sagrada Família – Centro Paroquial de Quarteira, em homenagem à companheira Soledade Madeira;
  • 18 de dezembro – 4.º Torneio Solidário de Natal nas Piscinas Municipais de Quarteira;
  • 20 de dezembro – Entrega de brinquedos nos serviços pediátricos do CHUA – Centro Hospitalar Universitário do Algarve
  • 21 de dezembro – Espetáculo Solidário no Cineteatro Louletano com artistas convidados com receitas a reverterem para a campanha de aquisição da carrinha adaptada;
  • 24 de dezembro – Distribuição de Ceias de Natal aos sem-abrigo e a famílias carenciadas no Refeitório Social do Centro Paroquial de Quarteira.

Após o almoço, animado pelo grupo Amor À Música, os convivas não resistiram a um pé de dança, contribuindo para um final de tarde em franco convívio.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira