Quarteira

Quarteira acolheu o I Congresso da Pequena Pesca

O Auditório do Centro Autárquico de Quarteira acolheu este domingo, dia 4 de dezembro, a primeira edição do Congresso da Pequena Pesca, uma iniciativa organizada pela Docapesca, com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e Alimentação e o apoio institucional da Associação Natureza Portugal/WWF Portugal.

A iniciativa, que contou com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, reuniu organizações de produtores, associações de armadores, estaleiros de construção e reparação naval, organizações não-governamentais, universidades e centros de investigação.

Em cima da mesa de debate estiveram temas como a atratividade do setor da pesca, a valorização do pescado, a modernização da frota, os processos de cogestão e os desafios que se colocam ao setor.

A sessão de abertura contou com a intervenção do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, que deu as boas vindas a todos desejando uma boa jornada de trabalho.

O Congresso da Pequena Pesca realizou-se no Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais, declarado pela ONU com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o papel da pesca em pequena escala e da aquicultura para nossos sistemas alimentares, meios de subsistência, cultura e meio ambiente, bem como, fortalecer a interação ciência-política, capacitar as partes interessadas a agir e construir novas parcerias assim como fortalecer as já existentes.

Um congresso transmitido em direto pela Docapesca, cujo registo pode conferir AQUI.

Categorias:Quarteira