Turismo

NOVA IMS reforça Formação na área do Turismo e Hotelaria

  • Aposta da NOVA IMS para o Turismo inclui a Pós-graduação de Business Intelligence & Analytics for Hospitality and Tourism, assim como quatro microcredenciações nas áreas de Business Intelligence, Business Analytics, Transformação Digital e Marketing Digital
  • As novas formações contam com condições vantajosas para os alunos, com o apoio do PRR
  • Os novos cursos foram apresentados publicamente na conferência “Digital Analytics for Hospitality & Tourism by TIA | PRR” no dia 10 de janeiro

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) acaba de reforçar a sua aposta na área do Turismo e Hotelaria com cursos com condições vantajosas para os interessados. A apresentação pública das ofertas formativas aconteceu na conferência “Digital Analytics for Hospitality & Tourism by TIA|PRR”, no dia 10 de janeiro, às 15h, no Salão Nobre do Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa.

A nova oferta formativa disponibilizada para a área do Turismo tem como foco principal a análise e a ciência dos dados, recorrendo a técnicas inovadoras e novas tecnologias digitais, com o objetivo de aumentar a vantagem competitiva do setor, facilitar o processo de tomada de decisão com base em métodos analíticos e compreender os novos desafios e oportunidades criados pela transformação digital. Serão ainda disponibilizados modelos de análise para monitorizar o valor criado por cada turista em Portugal e potenciar o setor.

Com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e como forma a promover o acesso à nova oferta curricular, a NOVA IMS avança com condições promocionais, especificas em cada curso, que vão desde descontos entre 40% a 100%, para todos os alunos residentes em território nacional durante a realização do respetivo curso.

Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS, refere que “face à nossa experiência prévia, foi possível atestar da capacidade da formação especializada nesta área, promover a aquisição de competências que vieram a ter um impacto profissional direto a quem frequentou este tipo de cursos, mas também aproximar o que fazemos na academia com as necessidades do mercado. Os novos programas da NOVA IMS têm sempre uma forte componente de ligação ao mercado, uma vez que usamos dados e casos reais para os alunos trabalharem nestes programas”.

“Na altura em que foi lançado o PRR, falávamos da necessidade do setor do Turismo precisar de condições contextuais para proliferar. O entendimento é que estes investimentos devem ser direcionados para a competitividade e inovação de forma que estas impactem a descarbonização no setor e permitam alavancar as competências das empresas, sobretudo PME, que compõem o setor”, salienta Roberto Antunes, Diretor Executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo.

A propósito da nova oferta formativa, Paulo Rita, Professor Catedrático da NOVA IMS, refere que “pretende trazer dimensões que são importantes tais como Business Intelligence & Analytics, Digital Marketing, Data Science e Smart Tourism. Esta abordagem possibilita que os alunos adquiram um conhecimento teórico e prático que é relevante para o desenvolvimento de um projeto final integrado”Nuno António, Professor Convidado da NOVA IMS, acrescenta ainda que “a ideia passa também pela promoção de atividades inovadoras ligadas ao turismo, tirando partido do conhecimento e expertise das várias instituições envolvidas nos cursos”.

As ofertas disponíveis para os setores do Turismo e Hotelaria incluem uma pós-graduação em Business Intelligence & Analytics, assim como cursos para jovens em Business Intelligence e Business Analytics, e, ainda, cursos para executivos nas áreas de Transformação Digital e Marketing Digital.

“A NOVA IMS tem-se revelado pioneira na aposta que faz ao nível da utilização de dados dirigidos e aplicados em vários setores. No caso do Turismo, é inquestionável a importância que este tem no nosso país, pelo que consideramos fundamental dotar todos os interessados com as mais variadas ferramentas, técnicas e métodos para prestarem apoio a empresas, organizações e demais entidades relacionadas. Com a nova aposta ao nível formativo pretendemos ajudar os estudantes e profissionais interessados a desenvolver as suas competências de modo a contribuírem para o crescimento sustentado do turismo nacional.”, conclui Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS.

A iniciativa de apresentação pública dos cursos contou com as intervenções de Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS, Roberto Antunes, Diretor Executivo do NEST (Centro de Inovação do Turismo), Sérgio Guerreiro, Diretor Sénior de Gestão de Conhecimento e Inovação do Turismo de Portugal, Felipe Hadba, Chefe de Business Analytics da Hurb, Inês Rico, Gestora de Projetos de Marketing do Pestana Group Hotel, Henrik Gerdin, VP de Iniciativas Estratégicas da d2o, e ainda Nuno António e Paulo Rita, ambos Docentes da NOVA IMS.

O reforço da oferta curricular ao nível da pós-graduação conta ainda com as parcerias institucionais do Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal, o Nest (Centro de Inovação do Turismo), a Hurb e os grupos Pestana e Vila Galé.

Informação adicional dos cursos aqui.

Sobre a NOVA IMS

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. Dedica-se à conversão de dados em valor, sob o mote “Data with Purpose”, através de um vasto conjunto de atividades de ensino, investigação e projetos com empresas ou em parceria com outras instituições. A qualidade da sua formação é reconhecida globalmente, através de diferentes acreditações, nacionais e internacionais, e posições de destaque alcançadas em vários domínios, nomeadamente no ranking Eduniversal (sete dos seus mestrados e pós-graduações reconhecidos entre os melhores do mundo nas respetivas áreas). A NOVA IMS possui mais de 30 anos de experiência acumulada no tratamento e análise de dados, que agora coloca ao serviço da transformação digital e dos ambientes de “Big Data” em que vivemos, nomeadamente através de um amplo conjunto de laboratórios (NOVA ANALYTICS LABS powered by NOVA IMS). Conta hoje com mais de 3.000 alunos, provenientes de 81 países diferentes, e elevados níveis de internacionalização em todas as atividades que desenvolve a partir de Lisboa para o mundo.

Categorias:Turismo