AGENDA

HOME, de Maria Ferreira, no Centro Cultural de Lagos

21 janeiro, 21 horas
Centro Cultural de Lagos
7 € (5 € estudantes, jovens, reformados e desempregados)

“Home” é uma instalação performativa de Mariana Ferreira, um espaço híbrido digital e orgânico onde se explora o conceito de lar.

A instalação propõem a habitação de um espaço orgânico onde plantas vivas, flores, ervas daninhas, árvores e plantas doentes se cruzam com a projeção digital de encontros da artista com pessoas de diferentes nacionalidades onde numa tour virtual visitam os seus lugares do passado. 

O espaço é também habitado pela artista que tenta criar as condições ideais à sobrevivência das plantas enquanto convida o público a refletir em conjunto sobre a pergunta “o que é um lar”?

Mariana Ferreira 

Iniciou o seu percurso no TEUC é Licenciada em Teatro – Actores – na ESTC e tem uma pós-graduação em Artes da Escrita pela FCSH da Universidade de Lisboa.

Trabalhou com Bouchra Ouizguen, Alex Cassal, Ricardo Correia, Ricardo Vaz Trindade, Monica Calle ou Mário Coelho. Em 2015 estreia-se profissionalmente com a criação de Musgo e Urze. Em 2017 co-cria e a interpreta o espectáculo “FAKE!”

Em 2019 integra a IV edição do Laboratório de escrita para teatro do TNDMII, onde escreveu “Pin my Places” publicado pela editora Bicho do Mato/edições do TNDMII, e apresentado no mesmo teatro em Outubro de 2021 com encenação de Rui Horta.

Foi uma das artistas selecionadas a integrar o Laboratório e Festival Internacional Linha de Fuga 2020 e uma das duas dramaturgas portuguesas a integrar a edição especial de dramaturgia da École des Maîtres 2020/2021, onde escreveu “Et cetera, et cetera”.

Na sua pesquisa e trabalho, usa a memória e a biografia como matéria, matéria que pode ser questionada, subvertida ou manipulada. Interessa-se pelos

Categorias:AGENDA, Lagos