AGENDA

Volta ao Algarve e Cross Internacional das Amendoeiras em Flor já têm data marcada para fevereiro

Albufeira recebe dois grandes eventos desportivos durante o mês de fevereiro. A quarta etapa da 49.ª edição da Volta ao Algarve acontece no dia 18 e o 46.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, no dia 26. José Carlos Rolo, presidente da autarquia, revela que “estas são mais duas grandes oportunidades para mostrar a importância do desporto e da nossa capacidade de organizar e acolher eventos internacionais, no momento em que nos candidatamos a Cidade Europeia do Desporto 2026”.

O calendário desportivo de fevereiro, em Albufeira, fica marcado por duas provas de grande impacto para o ciclismo e para o atletismo mundial. As datas estão marcadas e é a 18 de fevereiro que a Marina de Albufeira recebe centenas de atletas nacionais e internacionais para a disputa da quarta etapa da 49.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta. A prova, de mais de 177 quilómetros, parte de Albufeira em direção ao Alto do Malhão, em Loulé.

Os atletas e as respetivas comitivas chegam à Marina de Albufeira às 9h30, de onde partem às 11h10, até à Avenida dos Descobrimentos, passando por alguns dos pontos mais reconhecidos pelos albufeirenses, como o Cais dos Navegadores, a Alameda da Orada ou o Largo Jacinto D’Ayet, numa “volta” simbólica pela cidade. A partida oficial está marcada para as 11h20, na Avenida dos Descobrimentos.

A 49.ª Volta ao Algarve decorre de 15 a 19 de fevereiro, com um percurso total de 795 quilómetros, dividida em cinco fases, estando em competição 16 equipas internacionais, das quais quatro são profissionais (Caja Rural- Seguros RGA, de Espanha; Human Health, do Reino Unido; Tudor Pro Cycling Team, da Suiça e Uno-X Pro Cycling Team, da Noruega), bem como, nove equipas portuguesas.

Outro dos grandes momentos desportivos que acontece, ainda durante o mês de fevereiro, é o 46.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, na mítica Pista das Açoteias.

A prova das “sapatilhas douradas” acontece no dia 26 e traz até Albufeira os melhores atletas mundiais da modalidade. São centenas os participantes que passam pelo concelho e correm nos 14 escalões que compõem a competição. Dentro de cada escalão há variadas provas e percursos, entre Desporto Federado, Escolar e Adaptado.

“São duas provas-âncora no nosso concelho, fazem parte da História do Desporto de Albufeira e satisfaz-nos muito acolher todos os atletas, técnicos e dirigentes. A juntar a muitas outras, é mais uma prova de que Albufeira merece ser Cidade Europeia do Desporto 2026”, sublinhou o presidente da autarquia, José Carlos Rolo.

O vereador responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude e vice-presidente, Cristiano Cabrita, afirma que “o desporto está a crescer em Albufeira, quer em modalidades, quer em clubes e adeptos, mas acima de tudo, nas camadas de formação” pelo que é “muito importante recebermos eventos deste gabarito, que de ano para ano, cativam mais jovens atletas, quer no ciclismo, quer no atletismo e nós estamos aqui para acarinhar estas provas, já míticas, que são um exemplo notável para a juventude, da qual esperamos campeões no futuro”.