AGENDA

Descobrir o Mundo através das Palavras: Andreia Salgueiro na Biblioteca de Loulé

A Biblioteca Municipal de Loulé prepara uma jornada dedicada à magia das palavras e ao desenvolvimento infantil no próximo dia 22 de novembro, sábado. A mediadora de leitura Andreia Salgueiro estará presente para dinamizar duas iniciativas especiais: uma sessão narrativa para bebés e uma ação de formação para o público em geral.

Andreia Salgueiro

“Brincatopeia” – Uma Aventura Sensorial para os Mais Pequenos

(Sessão para bebés dos 3 aos 36 meses, acompanhados por um adulto | 14h00 – 17h00)

Imagine um mundo onde os sons do dia a dia se transformam em brincadeira, onde as palavras dançam e criam novas realidades. É este o convite da sessão “Brincatopeia”. Num ambiente acolhedor e estimulante, os bebés e as suas famílias são convidados a embarcar numa viagem de 35 minutos pela linguagem oral.

Através de rotinas familiares e situações inusitadas—como a conversa entre um gato e um cão ou um galo que decide andar a cavalo—a sessão é desenhada para aguçar a criatividade, fortalecer vínculos afetivos e celebrar o poder da imaginação no desenvolvimento infantil.

Formação: Como Escolher os Melhores Livros Infantis?

(Para pais, educadores e público em geral | 10h00)

Como escolher um livro que, de facto, cative uma criança? Como abordar temas complexos como as emoções ou a sustentabilidade através da leitura?

Nesta ação de formação, Andreia Salgueiro partilha a sua vasta experiência para ajudar os participantes a desenvolver um sentido crítico na seleção de livros infantis. O encontro será uma oportunidade para descobrir truques e critérios essenciais, seja para contar histórias em casa, na escola, para oferecer ou simplesmente para desfrutar de uma boa leitura.

Sobre a Formadora: Andreia Salgueiro

Conhecida no mundo das histórias pel’ A Velha, Andreia Salgueiro é uma apaixonada pelos livros. Para além de mediadora de leitura e formadora, é editora, designer gráfica e doutoranda em Estudos Literários. Com uma formação sólida na área do Livro Infantil, une o conhecimento académico a uma abordagem prática e lúdica, acreditando no poder transformador das histórias—e dizem que não tem medo do Lobo Mau.

Inscrições (obrigatórias para ambas as atividades): biblioteca@cm-loule.pt

Uma oportunidade para celebrar a leitura como uma ponte afetiva e educativa, da primeira infância à idade adulta.

Categorias:AGENDA, Loulé

PlanetAlgarve