“Proteja-se do calor! Há um lugar perto de si!”, este é o mote lançado pela Câmara Municipal de Loulé para divulgar a sua rede de Refúgios Climáticos, espaços pensados para oferecer conforto e proteção à população, em particular aos grupos mais vulneráveis, durante os períodos de temperaturas elevadas e ondas de calor.

Estes refúgios, já integrados na Rede Nacional de Refúgios Climáticos, desenvolvida pelo Turismo de Portugal, correspondem a espaços interiores e exteriores de acesso público que reúnem condições adequadas para mitigar os efeitos do calor extremo. Nos espaços interiores, os utilizadores beneficiam de ambientes climatizados ou devidamente ventilados; nos exteriores, encontram áreas sombreadas e com vegetação. Todos dispõem ainda de acesso a instalações sanitárias, água potável e locais para descanso e recuperação.
Refúgios Climáticos disponíveis em todo o concelho
A rede municipal abrange diversas freguesias, com horários e tipologias adaptados a cada localidade:
| Freguesia | Espaço | Horário |
|---|---|---|
| Alte | Polo da Biblioteca no Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte | 2.ª a 6.ª, 09h00–17h00 |
| Parque de Merendas | Acesso permanente (todos os dias) | |
| Ameixial | Junta de Freguesia do Ameixial | 2.ª a 6.ª, 09h00–17h00 |
| Fonte da Seiceira | Todos os dias, 10h30–21h00 | |
| Benafim | Parque de Merendas | Acesso permanente (todos os dias) |
| Boliqueime | Antigas instalações da Junta de Freguesia e Sala da Assembleia de Freguesia | 2.ª a 6.ª, 09h00–17h00 |
| Quarteira | Auditório do Centro Autárquico de Quarteira | 2.ª a 6.ª, 09h00–16h30 |
| Polo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé | 3.ª a sáb., 10h00–18h00 | |
| Querença | Polo Museológico da Água | 2.ª a 6.ª, 10h00–18h00 |
| Fundação Manuel Viegas Guerreiro | 2.ª a 6.ª, 09h30–17h00 | |
| Salir | Polo da Biblioteca José Viegas Gregório | 2.ª a 6.ª, 09h00–17h00 |
| São Clemente | Biblioteca Municipal de Loulé Sophia de Mello Breyner Andresen | 2.ª a 6.ª, 09h30–19h00 |
| Parque Municipal de Loulé | Acesso permanente (todos os dias) | |
| São Sebastião | Junta de Freguesia de São Sebastião | 2.ª a 6.ª, 09h00–17h00 |
| Tôr | Junta de Freguesia da Tôr | 2.ª a 6.ª, 09h00–16h00 |
Uma resposta essencial para proteger a saúde e o bem-estar
Durante os períodos de temperaturas extremas, estes espaços constituem uma resposta essencial para reduzir os riscos associados ao calor, contribuindo ativamente para a proteção da saúde e do bem-estar de toda a comunidade.
A Autarquia deixa ainda alguns conselhos importantes para enfrentar as ondas de calor:
- Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente;
- Evite a exposição solar direta, especialmente nas horas de maior intensidade;
- Dê especial atenção a crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças crónicas;
- Acompanhe, sempre que possível, familiares, vizinhos ou amigos que possam necessitar de apoio.
Para mais informações e localização de todos os refúgios, consulte a plataforma nacional:
🔗 https://refugiosclimaticos.turismodeportugal.pt/




