Iniciativa inserida na Semana Europeia da Mobilidade desafiou a população a deixar o carro em casa e a ocupar a cidade de forma ativa e inclusiva

A Praça da República, em Loulé, abriu no dia 22 de setembro, as suas portas ao convívio, à animação e à promoção da mobilidade sustentável com a realização de mais uma edição do Park(ing) Day. A iniciativa, inserida na Semana Europeia da Mobilidade de 2026, sob o lema “Mobilidade para todos – Justiça entre gerações”, e realizada no âmbito do Dia Europeu sem Carros, assinalado esta terça-feira (22 de setembro), desafiou a população a deixar o automóvel em casa e a usufruir do espaço público de uma forma ativa e inclusiva.
“Ocupa o teu lugar na cidade”
Sob o mote “Ocupa o teu lugar na cidade”, o evento transformou os habituais lugares de estacionamento automóvel em áreas vivas destinadas às pessoas. Com propostas pensadas para todas as idades, o programa integrou atividades desportivas, jogos tradicionais, stands informativos e de sensibilização ambiental, sessões de cinema imersivas e o projeto Mercado de Trocas.
A pista de segurança rodoviária da GNR foi uma das zonas que mais interesse despertou junto dos mais novos.
Forte envolvimento comunitário e institucional
Em termos de balanço, a organização do Park(ing) Day’26 destaca o forte envolvimento comunitário e institucional. As empresas municipais Infralobo, Inframoura, Infraquinta e Loulé Concelho Global marcaram presença e promoveram diversos projetos focados na mobilidade e sustentabilidade urbana, na ação climática e na preservação ambiental.
O associativismo local também esteve em grande destaque, com a participação ativa de vários parceiros, como a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Guarda Nacional Republicana, os Boardgamers de Loulé da Casa da Cultura, o Mercado de Trocas, o Clube BTT Loulé, o MOOV – Fitness Center, o Almancilense Cycling e o Banco Local de Voluntariado de Loulé, entre outras entidades.
A diversidade dos parceiros envolvidos permitiu reunir, num mesmo espaço, diferentes contributos nas áreas da mobilidade, segurança rodoviária, ambiente, ação climática, saúde, desporto, cultura, educação e participação comunitária, reforçando o carácter transversal do Park(ing) Day.
VELA: o novo sistema de bicicletas partilhadas de Loulé
Outra das ações do evento foi a ativação da marca VELA, o novo sistema de bicicletas partilhadas de Loulé, que será implementado no próximo ano. Esta nova solução de transporte pretende revolucionar a mobilidade suave em Loulé, oferecendo uma alternativa ecológica, económica e eficiente para as deslocações diárias dos munícipes e visitantes.
Compromisso com a mobilidade suave e a neutralidade carbónica
Com a conclusão de mais uma edição do Park(ing) Day, o Município de Loulé reforça o seu compromisso contínuo na transformação do ambiente urbano, demonstrando que as cidades podem ser desenhadas para as pessoas e que o espaço público pode assumir múltiplas funções, garantindo maior qualidade de vida para os cidadãos entre gerações.
Para a Autarquia, a mobilidade suave é, cada vez mais, uma realidade que se pretende integrar no concelho, em especial nas suas zonas urbanas, sendo um contributo relevante para alcançar a neutralidade carbónica.
Categorias:Loulé




