Albufeira

ALBUFEIRA | Roberto Leandro lança “Poesia em Combustão”

 

Roberto Leandro no centro da mesa

“Poesia em Combustão” é o título do conjunto inédito de poemas e quadras de Roberto Leandro, apresentado ao público no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira, com cerimónia ocorrida no dia 9 de junho.

A sessão começou com um momento musical e declamação de um verso do livro por Paulo Moreira (actor/encenador) e música ao vivo com Marcos Cerejo e Ana Catarina Sousa, do Duo Cordas.

Seguidamente, interveio o vice-presidente da autarquia albufeirense, José Carlos Rolo, segundo o qual “a poesia tem outro peso quando é lida desta maneira”, considerando este “um dia extremamente importante para o Roberto. Portanto, felicito o Roberto por duas coisas que são essenciais. Por vezes, os jovens perdem um bocado as origens e ele não as perde, inclusive refere na sua obra que o pai e a mãe foram os seus inspiradores. Fala também de Pedrógão Grande, o concelho onde nasceu e no Mosteiro, a aldeia onde nasceu, das vacas e das ovelhas, enfim, a origem biológica e a origem geográfica. Por isso, felicito o Roberto por mais este livro que agora nos presenteia e com certeza estaremos à espera que dentro de um ou dois anos apresente outro”.

Depois da estreia literária com “Ver no Verso”, em 2011, publica agora o seu segundo livro de poesia, inspirado na infância e no seu quotidiano repartido entre a terra natal, Albufeira, e a cidade de Lisboa.

Para escrever o seu novo livro, o jovem inspirou-se em temas como a sociedade e os seus velhos (maus) hábitos, de modo a compreender melhor o mundo que o rodeia.

Na opinião do autor, trata-se de uma obra “algo introspetiva que possibilita ao leitor desvendar uma nova faceta de Roberto Leandro”. Para muitos, será o reencontro com um jovem que já conhecem há muito, enquanto para outros o escritor acredita que talvez seja o início de uma conversa aberta, descontraída e amigável e “em cada página, uma nova maneira de ver o mundo, o amor e nós mesmos, nesta combustão a que apelidamos Vida”.

Roberto Leandro nasceu a 4 de Outubro de 1986 em Albufeira. Apaixonado pela vida e pela natureza, descobriu no teatro, na revista, na literatura e na música formas diferentes de interpretar a realidade mas, para si, atualmente, escrever tornou-se uma necessidade, uma devoção.

Notícia PlanetAlgarve

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.