Algarve

Deputados do PSD/Algarve apoiam a criação da comissão interministerial de apoio às vítimas dos fogos florestais na região do algarve

Mendes Bota; Elsa Cordeiro; Cristóvão Norte

 

Os deputados do PSD, eleitos em representação do Algarve, tornam público o seguinte:

  1. O reconhecimento  pela prontidão com que o Governo decidiu criar a Comissão Interministerial de Apoio às Vítimas dos Fogos Florestais, coordenada pelo Ministro Miguel Relvas, no sentido de conceber e executar um plano estruturado de resposta aos danos causados pelo incêndio que consumiu extensas áreas de Tavira e S.Brás de Alportel. Já hoje teve lugar a primeira reunião e, na próxima sexta-feira, quatro Secretários de Estado estarão na CCDR em Faro para avançar decisivamente nesta matéria, o que retrata bem o empenhamento do Governo.
  2. A Comissão Interministerial em causa, e bem, coenvolve nove Secretarias de Estado o que exprime a vontade de que as intervenções a levar a cabo convoquem esforços transversais e uma correcta articulação das medidas e da sua aplicação. Assim deve ser, de molde a que ,nestas e noutras circunstâncias desta natureza que se venham a registar, se tenha de antemão preparado um modelo que ofereça soluções rápidas e eficazes;
  3. Cabe nesta hora ao Governo proceder ao levantamento exaustivo da situação, avaliar danos, conceber e executar um plano que crie condições para o ressurgimento das economias agro-florestais afectadas, prestar apoio de natureza social aos mais vulneráveis, pelo que as propostas concretas hoje formuladas pelo PS não são mais que um exercício extemporâneo de protagonismo, dado que, neste momento, ainda ninguém tem na sua posse os dados indispensáveis para produzir propostas credíveis. Neste momento difícil reclama-se ponderação e estudo das melhores soluções, ao invés do afã pelo microfone que sempre tolda alguns responsáveis políticos. Esta questão deve ficar à margem de aproveitamentos políticos de quem quer que seja.
  4. Não pode deixar de causar perplexidade o facto de o PS reclamar publicamente a criação da Comissão Interministerial, quando o Governo já tinha tomado essa iniciativa e, inclusivamente, a mesma já tinha reunido.

Assembleia da República, 24 de Julho de 2012

Mendes Bota, Pedro Roque, Elsa Cordeiro e Cristóvão Norte

Recebido de: Gabinete de Apoio ao Deputado Mendes Bota

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.