Loulé

QUARTEIRA | Marques Mendes defendeu razões para acreditar em Portugal

O PSD/Loulé organizou no passado dia 29 de Setembro em Quarteira uma conferência com Luís Marques Mendes, ex-presidente do PSD, subordinada ao tema “10 Razões para Acreditar em Portugal”. A sala do Centro Autárquico daquela cidade foi pequena para as mais de duas centenas de pessoas que quiseram ouvir ao vivo um dos políticos e comentadores televisivos mais respeitados atualmente em Portugal.

Na abertura da sessão, Hélder Martins, Presidente do PSD/Loulé, falou do trabalho desenvolvido pela estrutura que lidera nos últimos 6 meses, com destaque para a entrada em funcionamento do Gabinete Autárquico e do Gabinete de Estudos, este último com cerca de meia centena de pessoas dos mais diversos quadrantes profissionais, que aceitaram contribuir na identificação das melhores opções estratégicas para o futuro do concelho.

Na sua apresentação, Marques Mendes enumerou cada uma das dez razões que o levam a acreditar no nosso País. Falando abertamente e com a acutilância que lhe é reconhecida, abordou temas como a antiguidade da nação Portuguesa e a sua identidade cultural, a integração de Portugal na União Europeia, realçando que “hoje não existem países a querer sair da União, pelo contrário, querem entrar”, entre muitos aspetos.

“Outra mais-valia de igual importância é a nossa língua, a sexta mais falada no mundo e as pontes que permite criar”, referiu por outro lado o antigo líder social-democrata, destacando ainda “os crescentes ganhos de credibilidade que o País goza no quadro internacional”.

Atualmente afastado da vida política ativa, Luís Marques Mendes lembrou também a segurança que existe em Portugal, comparativamente com outros destinos turísticos, sublinhando o “reforço competitivo que a mesma traz, em parte fruto das nossas características naturais”. Finalizando, debruçou-se sobre temas como o estado social em Portugal que, apesar dos problemas que tem, “é uma referência mundial”, a competitividade futura que pode ser gerada com as reformas em curso, bem como a geração de atratividade empresarial, e ainda a sustentabilidade social, ambiental e económica que o País pode vir a ter a breve prazo.

No fecho do evento, o agora comentador da TVI24 desafiou ainda o Governo a apresentar de uma forma completamente diferente o Orçamento de Estado para 2013 aos Portugueses, simplificando a linguagem para que o mesmo seja de fácil compreensão. No entender de Marques Mendes, a mensagem deve assentar em três aspetos essenciais: o passado recente e a situação herdada pelo Governo, a situação atual, e finalmente mas não menos importante, uma clara explicação do caminho a percorrer e dos resultados a alcançar.

Dando continuidade a esta iniciativa, o PSD/Loulé pretende nos próximos meses promover novos seminários, trazendo para o nosso concelho figuras de destaque no panorama político e/ou governativo, permitindo assim a todos os seus militantes e simpatizantes um contacto próximo com pessoas que certamente darão suporte à formação de uma opinião mais sustentada sobre os temas da atualidade.

A Comissão Politica Concelhia do PSD/Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.