Loulé

Comunicado da Câmara Municipal de Loulé relativo ao caso da escola de Quarteira

Na sequência da notícia publicada no jornal Correio da Manhã de 16 de outubro do corrente ano, cumpre fazer o esclarecimento que se segue:

1 – O Município de Loulé tem a responsabilidade pela transferência de verbas para as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, com vista ao apoio dos alunos carenciados e alimentação em refeitório.

2 – Assume, ainda, as responsabilidades que lhe estão cometidas em matéria de Educação, onde se inclui a gestão do pessoal não docente, tendo o Ministério de Educação a tutela sobre o corpo de gestão e pessoal docente.

3 – A Autarquia intervém, dentro das suas competências, em todas as situações que envolvam a comunidade escolar, como é o caso, apurando os factos que considera necessários e agindo em prol dos que mais necessitam.

4 – Nesse sentido tem vindo o Município a manter contatos regulares com a Direção Regional de Educação do Algarve, tendo reunido ontem com a Direção do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, onde estiveram presentes a Associação de Pais e Encarregados de Educação e, ainda, a Srª Presidente do Conselho Geral.

5 – Dos factos que foram relatados, constata-se que a notícia propalada no Jornal Correio da Manhã não é totalmente coincidente com a versão da Direção da Escola.

6 – Constata-se, também, que o estabelecimento de ensino está a funcionar regularmente e sem incidentes.

7 – Perante a abertura de inquérito por parte do Ministério da Educação, o qual se encontra ainda a decorrer, considera o Município que é precipitado fazer juízos de valor e avaliações de condutas, reservando-se assumir uma posição formal após as conclusões do referido inquérito.

8 – Até lá aguarda-se serenamente que as conclusões sejam comunicadas, mantendo a Autarquia a confiança no funcionamento das instituições, incluindo as que tutelam a Educação.

O Município de Loulé

Categories: Loulé