Portimão

Município integra Via Algarviana

via_algarviana

No dia 8 de dezembro vai ser realizado pela primeira vez parte do trajeto de ligação do município de Portimão à Via Algarviana, num percurso pedestre entre o Moinho da Rocha e a estação da CP da Mexilhoeira Grande, integrado no projeto da Associação Almargem de ligação do Baixo Guadiana ao Cabo de S. Vicente pelo interior do Algarve.

A iniciativa integra a programação das comemorações do 88º aniversário de elevação de Portimão à categoria de cidade e desafia os caminhantes a descobrirem uma grande diversidade de paisagens e habitats, entre matos, hortas, montados e pequenas aglomerações de casas, num itinerário com 14 km.

A partir deste momento, Portimão passa a proporcionar um percurso cheio de atrativos, que permitirá desfrutar nos pontos altos de vistas panorâmicas únicas, através do olhar privilegiado para a serra de Monchique ou para o casario de Alvor, junto ao mar.

A Via Algarviana está sinalizada no terreno com um conjunto de equipamentos que incluem postes e setas de direção, setas informativas e painéis de interpretação, além de diversas pinturas em superfícies naturais, nomeadamente rochas, de forma a indicar o sentido do percurso.

Os painéis interpretativos estarão instalados no início e/ou final de cada sector e destinam-se a informar o viajante acerca do local onde se encontra, incluindo o património natural e cultural e sobre os locais de dormida e alimentação disponíveis.

A definição deste trajeto encontra-se enquadrada no projeto “Via Algarviana II – Ecoturismo no Interior do Algarve” coordenado pela organização não-governamental de ambiente Almargem, com fundos do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Mais informações sobre a Via Algarviana em: http://www.viaalgarviana.org

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *