Algarve

Crianças sensibilizadas para uma alimentação saudável

7.º Congresso Português de Hipertensão

criancas

Cerca de 300 crianças do Agrupamento Escolar de Albufeira invadiram ontem de manhã o primeiro dia do Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global que decorre em Vilamoura até domingo, onde lhes esperavam diversas actividades lúdicas e didáticas com mensagens de promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Esta iniciativa organizada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) em parceria com a Nutri Ventures teve como objectivo sensibilizar os mais novos para a prevenção e promoção da saúde. Com a ajuda da série de animação, estas crianças ficaram a conhecer os malefícios do sal e puderam experimentar vários jogos educativos sobre nutrição, criados pela empresa.

No mesmo dia à tarde, cerca de 85 adolescentes das mesmas escolas estiveram também presentes no Congresso para participar num workshop culinário onde aprenderam, com a ajuda do Chef Fábio Bernardino, a confeccionar refeições saudáveis com menos sal mas com igual sabor. Esparguete à bolonhesa, caril de frango com pimentos e gengibre, salada colorida com frutas, crepes de legumes e espetadas de frutas com chocolate negro foram alguns dos pratos preparados pelos “mini-chefs”.

O Congresso termina no próximo, domingo, com a apresentação dos resultados do estudo da SPH sobre a Prevalência da Hipertensão e Consumo de Sal em Portugal, o maior estudo com esta metodologia alguma vez realizado em Portugal e também a nível internacional.

Sobre o 7º Congresso Português de Hipertensão:

O 7º Congresso de Hipertensão Arterial está a decorrer em Vilamoura de 28 de Fevereiro a 3 de Março de 2013 e terá como tema de referência, a Hipertensão e a Prevenção Cardiovascular. Como habitualmente, o Congresso é organizado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão que, à semelhança do ano anterior, voltou a delegar no Dr. Fernando Pinto a responsabilidade de liderar a Comissão Organizadora deste evento.

Sobre a Nutri Ventures:

A Nutri Ventures é a primeira marca de entretenimento infantil no mundo a promover a Alimentação Saudável. Numa altura em que a obesidade infantil é considerada pela Organização Mundial de Saúde a pandemia do século XXI, a Nutri Ventures, dirigida a crianças dos 5 aos 10 anos de idade, aparece como uma resposta divertida e eficaz à temática da alimentação saudável infantil. O objectivo da Nutri Ventures é criar, através do entretenimento, um ambiente positivo em torno do tema da alimentação saudável, levando a que as crianças associem bons sentimentos a comida saudável e criando uma oportunidade única para os pais influenciarem a alimentação dos filhos. O projecto tem vindo a recolher o apoio de parceiros como os Ministérios da Educação e da Saúde e a APN (Associação Portuguesa de Nutricionistas), em Portugal.

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.