Albufeira

CIDADAR | A maior mostra de associativismo e cidadania

De 19 a 21 de abril, o EMA – Espaço Multiusos de Albufeira abriu as portas ao maior evento de associativismo realizado no concelho. Foram 45 as associações locais que participaram no CIDADAR – Mostra de Associativismo e Cidadania, divulgando ao público o seu trabalho, atividades e projetos.

O certame contou com três espaços distintos. No interior do EMA foi possível assistir a demonstrações das mais variadas atividades, bem como a atuações musicais e desportivas das diferentes associações participantes. Dança, Basquetebol, Karaté, Cantares, Fitness, Flairtending, Ténis de Mesaou Teatro foram algumas das sugestões.

Uma segunda sala esteve reservada a diversos workshops e conferências na área do empreendedorismo associativo. Decorreram workshops de Artes Plásticas, Artes Marciais, Danças de Salão, Orientação, Preparação e Decoração de Cocktails, bem como uma conferência em formato de debate sobre o tema “Fusão de Associações na realização de eventos/ Férias Solidárias”.

Já no exterior do recinto, os visitantes puderam apreciar alguns modelos de motos, jipes e barcos, assistir a uma largada de pombos, experimentar tiro com arco e pressão de ar, aprender a fazer nós de escuteiro ou visitar a sede do Slot Clube de Albufeira e pilotar um carro à escala 1:32.

Durante a sessão de abertura do evento, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira explicou que “o CIDADAR surgiu na sequência de uma reunião preparatória entre o Município e 47 associações locais. O facto de a Mostra ter contado com a participação de 45 destas associações demonstra, por si só, a importância atribuída à iniciativa que serviu para aproximar as associações da comunidade e divulgar o trabalho que estas fazem ao longo do ano”.

Para José Carlos Rolo, o CIDADAR representa o exercício da cidadania, “uma cidadania ativa em prol da sociedade”. O autarca destacou a importância do Município continuar a apoiar o movimento associativo do concelho, quer seja através de suporte logístico quer da criação de condições para que as associações, instituições e clubes consigam chegar à população: “Numa altura em que a Autarquia deixou de conseguir ajudar financeiramente os clubes e as associações, é essencial que encontremos outras formas de incentivar o seu trabalho e colaborar na divulgação das suas atividades”.

Durante os três dias de evento, centenas de populares aproveitaram a oportunidade para assistir aos diferentes momentos de animação, experimentar algumas modalidades desportivas e participar nos workshops temáticos.

O vereador do Empreendedorismo do Município de Albufeira, Paulo Dias faz um balanço positivo de evento referindo que “ se trata de um primeiro ensaio que, com as devidas adaptações, tem todas as condições para crescer e para se tornar num grande momento de valorização da cidadania ativa e consciente” e aproveita para “ agradecer o enorme entusiasmo com que todos abraçaram este projeto”.

CM-Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.