AGENDA

Semana Digestiva 2013 no Centro de Congressos de Vilamoura

Três em cada dez portugueses sofrem de uma doença do foro digestivo

semana

Mais de oitocentos especialistas nacionais e estrangeiros, reúnem-se, a partir do dia 12 de Junho, no Centro de Congressos de Vilamoura, para abordar os desafios da gastrenterologia, concretamente ao nível do diagnóstico e tratamento das doenças do foro digestivo, que afetam três em cada dez portugueses.

O encontro acontece no âmbito da Semana Digestiva 2013, o maior um evento científico da especialidade, e que se propõe reunir no mesmo espaço médicos, restantes profissionais de saúde e doentes. O objetivo é de forma integrada abordar as doenças do foro digestivo, desde as mais comuns como a doença do refluxo gastro-esofágico ou a síndrome do cólon irritável, até às mais agressivas como a Insuficiência Hepática, a Doença Inflamatória do Intestino, o Cancro do Estômago, do Cólon ou do Pâncreas, cuja incidência está a aumentar em Portugal.

De acordo com Hermano Gouveia, gastrenterologista e presidente da Comissão Organizadora da Semana Digestiva “a incidência das doenças relacionadas com as funções gastro-intestinais tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e, embora a faixa etária mais afectada se encontre acima dos cinquenta anos, a incidência está também a aumentar entre os jovens. O estilo de vida ocidental é provavelmente um dos grandes responsáveis por esta prevalência”.

No amplo espectro de patologias da área gastrenterológica, incluem-se todas as que afectam o tubo digestivo – esófago, estômago, intestino delgado e colon – assim como as vias biliares, fígado e o pâncreas.

Na última década, a especialidade da Gastrenterologia tem tido uma enorme evolução, designadamente ao nível métodos de diagnóstico e de tratamento, a qual levou ao desenvolvimento de um trabalho cada vez mais multidisciplinar, que pode envolver cirurgiões, oncologistas, patologistas, radiologistas e enfermeiros. O contributo de profissionais das mais variadas especialidades, com perspectivas particulares e enriquecedoras para a Gastrenterologia, será uma das preocupações da Semana Digestiva, que irá agrupar abordagens aparentemente tão diversas quanto, por exemplo, as da pediatria e da oncologia.

A Semana Digestiva 2013 é organizada pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, pela Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva e pela Associação Portuguesa para o Estudo do Figado, e vai decorrer até ao dia 15 de Junho no Centro de Congressos de Vilamoura.

Programa em www.semanadigestiva.com

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.