AGENDA

QUARTEIRA | Docapesca promove sessão sobre valorização do polvo nacional

prato-polvo

«A valorização sustentável do polvo nacional» é o tema central da próxima edição do «Conversas em Rede», marcada para Quarteira, no concelho de Loulé, no próximo dia 17 de Junho, pelas 17:00 horas.

Este é mais um do conjunto de debates organizado pela Docapesca – Portos e Lotas, S.A., em parceria com o setor e entidades locais.

A estrutura destas ações tem um formato de tertúlia, a decorrer ao final da tarde com oradores que abordarão a temática, abrindo depois a discussão à audiência.

O evento contará com a presença de João Pereira (IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera), que abordará o estado do recurso, de Irineu Batista (IPMA), com foco na valorização da espécie e novas utilizações, de Isabel Teixeira (DGRM – Direção Geral Dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), que se debruçará sobre a gestão do recurso, entre outras entidades, como organizações de produtores, associações de armadores e ACOPE – Associação dos Comerciantes de Pescado.

O polvo é a principal espécie nas lotas do Algarve (apenas superada pela sardinha ou cavala, em Portimão e Olhão) e muito importante para a pesca artesanal nesta região, sendo comercializado em fresco, congelado ou transformado.

Em 2012, transacionaram-se nas lotas do continente 7.191 toneladas, representando um valor superior a 28 milhões de euros. Nas lotas do Algarve, foram transacionadas 1.990 toneladas e movimentados 8,4 milhões de euros.

No final da tertúlia, haverá uma demonstração culinária, desenvolvida por alunos e chefes da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, com receitas inovadoras de polvo, apelando a novas utilizações desta espécie.

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.