Algarve

Cuidados de saúde em 32 Postos de Praia até 15 de setembro

Plano de Verão 2013 – ARS Algarve IP disponibiliza cuidados de saúde nas praias

postos_praia_2013_1

A Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através de um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, está a disponibilizar até 15 de setembro, 32 Postos de Praia distribuídos ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

Sendo a Região do Algarve um dos principais destinos turísticos nacionais, nomeadamente, durante os meses de Verão, regista-se um considerável aumento do número de visitantes, tanto nacionais como estrangeiros, que se encontram na Região neste período. Assim sendo, as prestações de cuidados de saúde assumem uma relevância especialmente importante nestes meses de maior fluxo populacional, tornando-se indispensável criar as condições necessárias para garantir um atendimento de qualidade a todos os utentes, tanto aos residentes como aos turistas que nos visitam.

É com esse objetivo que a Administração Regional de Saúde do Algarve IP, à semelhança dos anos transactos, vai implementar o Plano de Verão, entre os meses de julho e setembro, com vista a reforçar a prestação de cuidados de saúde no Algarve e permitir que a assistência a todos os que visitam a Região, caso necessitem, seja célere, eficaz, eficiente e de qualidade.

Assim sendo, os Postos de Praia funcionarão 9 horas diárias (das 10:30 às 19:30 horas), com início a 1 de julho e término a 31 de agosto, excepto 11 postos que se irão manter até 15 de setembro. Na sequência da implementação do novo regime de taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde, os atos de enfermagem efetuados serão sujeitos à aplicação da tabela em vigor, conforme estipula a Portaria nº 306-A/2011.

Desde 2010, que os recursos afectos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

Durante os meses de Verão, a Administração Regional de Saúde do Algarve IP, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região, vai disponibilizar consultas destinadas aos cidadãos que visitam o Algarve e que necessitem de cuidados de saúde na doença aguda não emergente ou de renovação de receituário para apoio a doença crónica nos diversos Centros de Saúde e nos Hospitais públicos da Região.

No âmbito da Rede de Urgência Hospitalar a Região do Algarve dispõe de 4 Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António e 2 Serviços de Urgência Hospitalares em Portimão e Faro, com atendimento 24 horas.

O Plano de Verão de 2013, contará com os recursos afectos às diversas unidades da região de acordo com o planeamento realizado pelos diversos órgãos dirigentes dos Hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde.

A acessibilidade, as condições naturais e do meio ambiente e a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efectuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras), são os critérios para a escolha da localização dos diversos Postos de Praia, sendo os parceiros nesta avaliação as Autoridades Marítimas, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e as autarquias.

Pequenos acidentes, nomeadamente traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares e indisposições, resultantes de abusos de exposição ao sol, são algumas das principais ocorrências registadas todos os anos nos postos.

De destacar, ainda, que o Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da ARS Algarve IP, como habitualmente, desenvolve, no âmbito da prevenção, o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2013, entre 15 de maio e 30 de setembro, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo.

Este Plano de contingência tem como principal finalidade a promoção da proteção da saúde da população contra os efeitos de uma Onda de calor, através do qual as pessoas serão informadas sobre os níveis de alerta e de quais as medidas a ter em conta para minimizar os efeitos sentidos em períodos de altas temperaturas.

Consultar: Flyer Informativo Postos de Praia 2013 – ARS Algarve IP

ARS Algarve IP

Categories: Algarve, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.