Castro Marim

Municípios da «Eurocidade do Guadiana» asseguram limpeza do rio e garantem qualidade das praias

Os municípios da «Eurocidade do Guadiana» estão a efetuar uma ação de limpeza nas praias dos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte e no leito do Guadiana, de forma a remover os peixes mortos provenientes do rio.

Limpeza de peixes no Rio Guadiana

Limpeza de peixes no Rio Guadiana

Atualmente, estão envolvidas na operação 13 embarcações, cinco da Marinha e oito de pescadores que foram contratadas pelas autarquias para realizar os trabalhos de remoção do peixe morto.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, «as operações de limpeza das praias do concelho e da foz do Rio Guadiana estão em curso desde o passado sábado, no período entre as 9h00 e as 24h00, pelo que a situação está controlada».

«Além de já termos exposto detalhadamente a situação às autoridades competentes, optámos por dar particular atenção às zonas balneares, que se encontram sem quaisquer problemas», prossegue o autarca.

O surgimento de peixes mortos no Guadiana verifica-se há vários dias, embora as análises efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, tenham revelado valores normais e sem risco para a saúde pública na água.

Além das três autarquias da Eurocidade e do município de Alcoutim, as ações de remoção do peixe morto que tem surgido no Guadiana envolvem a Marinha, a Associação de Pescadores de VRSA, o Clube de Mergulho Isla Sub, a Proteção Civil de VRSA, a Agência Portuguesa do Ambiente e o ICNF.

A autarquia de VRSA tem igualmente fornecido material de limpeza (luvas e sacos) e assegurando o transporte dos peixes recolhidos até aos pontos de deposição apropriados.

Município de Vila Real de Santo António

Categories: Castro Marim, VRSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.