Faro

Grupo Folclórico representa Portugal em França

O Grupo Folclórico de Faro, decano dos grupos de folclore do Algarve, vai estar em França, entre 17 e 29 de Julho, para representar Portugal num dos mais prestigiados festivais de folclore do mundo.

Grupo Folclórico de Faro

Grupo Folclórico de Faro

Trata-se do Festival Internacional de Gannat que, para a sua 40.ª edição, convidou grupos de mais de 20 grupo e artistas, vindos de todo o mundo, sob o lema “Les Cultures du Monde”. No site oficial do festival (www.cultures-traditions.org) a apresentação do grupo algarvio começa da seguinte forma: “Uma brisa de dança nasce sob o sol do Algarve. E em Gannat são de prever tornados artísticos e chuva de tradições!”.

Nesta edição do festival, Portugal surge em destaque, pois para além do Grupo Folclórico de Faro, é também convidada uma das principais vozes femininas do fado da atualidade: Teresa Tapadas. Esta participação especial insere-se no âmbito da declaração do Fado como Património Cultural Imaterial da humanidade, pela UNESCO. Além disso, Portugal terá direito ainda a uma “soirée” especial, onde a gastronomia e a cultura portuguesa estarão em relevo.

Este festival faz parte do calendário CIOFF® (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore), organismo internacional com relações formais de consulta com a UNESCO, que reúne mais de 200 festivais de folclore em todo o mundo.

Não é a primeira vez que o grupo farense estará em terras de França. Participou já noutros festivais de renome, como o Festival de Confolens, berço do CIOFF®, por duas vezes, no Festival dos Pirinéus, em Oloron e ainda nos festivais de Condom e Sacres du Folklore de Reims, todos eles nesse país.

O Grupo Folclórico de Faro, com 83 anos de existência, tem um vasto curriculum de participações no estrangeiro. É uma presença assídua nos principais palcos do folclore no mundo, tendo já levado a bandeira do nosso país a inúmeros festivais realizados em: Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Brasil, Itália, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia e, no ano passado na Rússia.

E no regresso desta viagem quase não haverá tempo para desfazer as malas, pois estará à porta mais uma edição do FOLKFARO, organização do Grupo Folclórico de Faro. É o maior festival internacional de folclore a sul do Tejo e tem a sua Gala de Abertura marcada para 17 de Agosto no Teatro das Figuras.

Grupo Folclórico de Faro

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.