Nacional

Quebra no consumo das famílias portuguesas ao nível do registado na Grécia

kantar

No primeiro semestre, as famílias portuguesas fizeram as mesmas visitas ao supermercado, mas compraram menos 3,7% em volume comparativamente ao mesmo período de 2012, revelam os dados da Kantar Worldpanel Portugal. Quebra no volume de vendas que, de acordo com a empresa de estudos de mercado, está ao nível da Grécia no seu pior período.

Em cada acto de compra, a redução foi de 4,9%. Segundo com Paulo Caldeira, diretor de marketing da empresa de estudos de mercado, a tendência foi surpreendente, porque o grande consumo é, habitualmente, resistente às crises. Lácteos, frescos e mercearia foram as categorias mais afectadas. Destaque para o corte nas compras de embalagens grandes de azeite, água mineral, pão e fruta.

A classe média foi a que mais ajustes fez à sua lista de compras, num cenário em que os consumidores compram apenas o essencial, privilegiando a alimentação, e estão especialmente atentos às promoções.

Ações que permitiram ao Pingo Doce conquistar mais e novos compradores, enquanto a Sonae continuou a garantir maior fidelidade e frequência de clientes nas lojas. De acordo com a Kantar, no primeiro semestre, 38,3% dos clientes mantiveram-se fiéis ao Continente, insígnia que lidera também na componente de frequência do acto, com 10,6%.

Categories: Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *