Monchique

David Cameron assinou Livro de Honra da Câmara

David Cameron recebido pelo autarca Rui André nos Paços do Concelho de Monchique

David Cameron recebido pelo autarca Rui André nos Paços do Concelho de Monchique

O primeiro ministro britânico assinou ontem o Livro de Honra do Município de Monchique e recebeu do presidente da Câmara produtos locais e regionais para assinalar a sua passagem de férias naquele concelho da serra algarvia. Foi recebido nos Paços do Concelho de Monchique, onde «brindou com um ‘medronho de honra’ à amizade secular» entre Portugal e a Inglaterra, que deixou escrito no Livro de Honra do Município e levou com ele alguns produtos locais de reconhecida qualidade.

David Cameron, que chegou ao Algarve no dia 25 de julho, juntamente com a mulher e os três filhos para um período de férias, foi recebido ontem de manhã no edifício dos Paços do Concelho por Rui André, presidente da Câmara de Monchique, «uma oportunidade única e um momento que fica perpetuado e registado na história de Monchique», considerou a autarquia.

«Tratou-se de uma receção simples e descontraída para ofertar alguns produtos regionais de forma a assinalar a sua passagem em férias por Monchique», disse o autarca à agência Lusa.

Durante a sua permanência em Monchique, David Cameron tem frequentado os restaurantes locais e tem aproveitado para efetuar passeios a pé pela vila, acompanhado pela família.

Contudo, a presença do primeiro ministro britânico não tem passado despercebida, já que é acompanhado por vários elementos de segurança.

De acordo com Rui André, David Cameron manifestou-se satisfeito com as condições que Monchique oferece, destacando a hospitalidade das pessoas e a excelente comida, além da paisagem natural.

«Considerou o local como ideal para as férias tranquilas em família e manifestou o desejo de voltar. Disse ainda que fica tudo perto e tem optado por visitar, em cada dia, um destino diferente, intercalando praia e outros locais da região», referiu o autarca de Monchique.

Segundo Rui André, David Cameron teve ainda oportunidade para «apreciar um copo de medronho, um dos produtos tradicionais do concelho, que considerou de topo».

Para o presidente da Câmara de Monchique, as palavras do primeiro ministro britânico «são o puro reconhecimento de que em Monchique as férias são diferentes, são de topo, e que a região é reconhecida por personalidades marcantes a nível mundial».

«A presença do chefe do Governo britânico consolida a ideia de que o turismo não é só sol e praia. Quando, antes, o destino de estadia era o litoral e, depois, a serra como motivo de uma visita, hoje, o inverso é já uma realidade», observou o autarca.

Rui André considera que Monchique «deixou de ser apenas um sítio de passagem e, hoje, com a oferta em termos hoteleiros, passou a ser opção de qualidade, com oferta de turismo de natureza, saúde e bem estar, cultura e gastronomia».

Para assinalar a sua passagem por Monchique, David Cameron recebeu diversas recordações alusivas ao concelho, entre as quais um cesto com medronho, melosa, licor de limão, enchidos, mel e um bolo de tacho.
Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com LUSA

Foto: SulInformação

Categories: Monchique, Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.