A história de um príncipe poeta que viveu no século XI, nasceu em Beja, foi governador de Silves e continua a fascinar e inspirar os algarvios
A RTP Memória transmite esta noite, pelas 21:30 horas, o documentário “Al-Mu´Tamid, O Destino de um Príncipe”, realizado em 2001 por Artur Lagartinho.
Beja, Silves, Sevilha e Agmat (Marrocos), este o percurso de um príncipe que viveu no século XI e foi senhor de um dos mais brilhantes reinos muçulmanos da Península.
Chamava-se Al-Mu´tamid Ibn Abbad, era poeta e deixou alguns dos mais belos versos da Literatura árabe.
Al Mu´tamid nasceu em Beja, foi governador de Silves, cujo castelo tomou em nome do pai, o rei da taifa de Sevilha, a quem mais tarde sucedeu no trono.
Ibn Abbad foi o último rei da taifa de Sevilha. Os tempos eram de confronto entre os muçulmanos do sul e os cristãos do norte e a poderosa Sevilha situava-se entre duas sociedades guerreiras. Nesta guerra perdeu-se Al-Mu´tamid, que morreu exilado em Marrocos: Foi feito prisioneiro e desterrado para Aghmat, perto de Marraquexe, onde passaria o resto da sua vida dedicando-se à atividade poética.
Foi enterrado no cemitério local de Aghmat e a sua campa tornar-se-ia local de peregrinação de poetas, bem como das massas populares que o viam como um morabito (eremita considerado santo por habitantes da região do Magrebe).
Em 1967, a família real de Marrocos mandou construir um mausoléu no local onde al-Mu’tamid foi enterrado, que foi visitado pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, em 1998.
Artigos relacionados:
Apresentação da Rota Al’Mutamid no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
13.ª edição do Festival de Música Al-Mutamid com o grupo Masmudi Kebir Ensemble
13.º Festival de Música Al-Mutamid com Música Tradicional Kabylie
Jorge Matos Dias – PlanetAlgarve com RTP e Wikipédia





