Algarve

Ameaça de despedimentos no Centro Hospitalar do Algarve paira no ar

21 Enfermeiros que trabalham no Hospital de Portimão e Lagos foram notificados que o seu contrato não será renovado, não obstante a ARS Algarve ter divulgado recentemente que faltariam 158 enfermeiros no Centro Hospitalar do Algarve.

sindicato_enfermeiros

A incoerência é ainda maior porque quer o CA do CHA, quer o Ministro da Saúde admitiram não despedir enfermeiros, antes pelo contrário assumem que necessitariam de mais!

Os sinais de falta de enfermeiros nos serviços são por demais evidentes. Eis alguns exemplos:

O serviço de Medicina 3 em Lagos tem 11 enfermeiros de baixa (1/3 do total de enfermeiros da equipa), que não foram substituídos, obrigando a uma sobrecarga diária dos que lá trabalham.

Redução do n.º de enfermeiros nos vários turnos em alguns serviços

Continuam a existir serviços de internamento, como o da Ginecologia em Portimão, em que nalguns turnos, apenas 1 enfermeiro assegura a prestação de todos os cuidados, o que representa situações de risco para as utentes

Este Verão não foi autorizado o “tradicional” reforço de profissionais nos SUB, o que torna muito complicado e moroso o atendimento aos utentes, tendo em conta o aumento da população no Algarve, como é conhecido.

Também a falta de algum material clinico e medicação tem motivado transferências de doentes desde os SUB para o Hospital de Faro.

A generalidade dos serviços hospitalares sofrem de uma carência crónica de enfermeiros, de acordo com os dados da Administração Central dos Sistemas de Saúde, IP

Os utentes pagam a saúde através dos seus impostos, deveriam ter direito a um serviço com segurança e com qualidade

A Direcção Regional de Faro do SEP convocou uma Conferência de Imprensa para amanhã, dia 29 de agosto, na Praia da Rocha (Miradouro junto ao restaurante morango ice) às 10,30h, onde pretende mostrar as exigências dos enfermeiros a pairarem no ar.

A Direcção Regional de Faro do SEP

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.