AGENDA

XIX edição da ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique | 6, 7 e 8 de setembro

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de setembro, o centro da vila de Monchique volta a acolher a ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique.

artechique

Este certame, que já vai na sua XIX edição, continua a privilegiar a genuinidade, a tradição e a singularidade do artesanato local, onde não faltam os cestos de vime, as cadeiras de tesoura, as colheres de pau, as bolsinhas de retalhos, as rendas antigas, a cerâmica, a tecelagem, os cintos e os sapatos de couro.

À tradição junta-se, presentemente, um artesanato mais recente, criado por jovens artesãos, que integra novas áreas de intervenção, numa produção exclusivamente monchiquense, que vem conferir à ARTECHIQUE um caráter único no panorama algarvio.

Os sabores tipicamente monchiquenses (o presunto, os enchidos, a doçaria, o medronho, a melosa e o mel) associam-se ao artesanato, proporcionando aos visitantes a possibilidade de apreciarem o que de melhor se produz na Serra Algarvia.

Entre as 10 e as 23 horas, nos dias 6 e 7 de setembro, e as 10 e as 20 horas, no dia 8, a XIX ARTECHIQUE oferece, para além da diversidade de peças raras trabalhadas pelas mãos experimentadas dos artesãos serranos, um conjunto de atividades de animação e recreação, também elas intimamente ligadas aos modos de vida ancestrais deste «último maciço montanhoso do sul». Em destaque, estarão o sempre disputado torneio de “3 setes”, no dia 7, a partir das 14 horas, e o XXVI Encontro de Acordeonistas, no dia 8, pelas 16 horas.

A animação musical ficará a cargo de artistas locais, num convívio intergeracional que pretende dar a conhecer os melodiosos sons e vozes monchiquenses.

A ARTECHIQUE é organizada pela Junta de Freguesia de Monchique e conta com o apoio do município local.

Categories: AGENDA, Monchique

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.