AGENDA

Arquivo Municipal | “Assentamentos Rurais Romanos no Barrocal: Os Primeiros Trabalhos no Sítio Romano do Espargal/Benafim”

escavacoes

No próximo sábado, 14 de setembro, pelas 15h00, o Arquivo Municipal de Loulé recebe a Conferência “Assentamentos Rurais Romanos no Barrocal: os primeiros trabalhos no sítio romano do Espargal/Benafim”, apresentada por Dennis Graen, Henning Wabersich e Mareike Rind, da Universidade de Jena (Alemanha).

O projeto “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média”, numa pareceria com os Municípios de Loulé e Silves, tem realizado trabalhos de investigação em locais do Barrocal Algarvio com vista a complementar o nosso conhecimento sobre o Algarve Romano, até agora mais focado na ocupação do litoral do território.

Esta conferência leva-nos a conhecer melhor este projeto, levando-nos numa viagem pelos assentamentos romanos da Lusitânia, permitindo um melhor conhecimento sobre este período tão importante da nossa História.

Dennis Graen concluiu os seus estudos na Universidade de Jena (Alemanha) e Siena (Itália) nas áreas de Arqueologia Clássica, Arqueologia Pré-histórica, História da Arte e Etruscologia. A sua tese de mestrado reporta-se aos templos romanos tardios de Milreu, São Cucufate e Quinta de Marim (Portugal). Especializou-se em villae romanas, rituais funerários e arquitetura, bem como arqueologia etrusca. Completou a sua tese de doutoramento sobre mausoléus romanos pertencentes aos grandes proprietários de villae em 2006. Entre 2005 e 2007 liderou um projeto sobre a Etrúria Romana. Desde 2007 que pertence à área de Arqueologia Clássica da Universidade de Jena. Desde 2009 que lidera o projeto de investigação “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média”

Henning Wabersich concluiu os seus estudos nas Universidades de Jena (Alemanha) e Ediburgo (Escócia) nas áreas de Arqueologia Clássica, Pré-história, História Antiga e Filologia Grega. Desde a conclusão da licenciatura que trabalha em vários projetos na Universidade de Jena. Especializou-se em cerâmica antiga helenística e romana, assunto da sua tese de doutoramento que será publicada em 2014. Desde 2009 que é supervisor do projeto “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média” dirigido por Dennis Graen.

Mareike Rind concluiu os seus estudos na Universidade de Jena (Alemanha) e Siena (Itália) nas áreas de Arqueologia Clássica, Latim Medieval e Filologia Romance. Completou a sua tese de mestrado sobre villae romanas no norte de África em 2007. A sua tese de doutoramento sobre villae romanas como indicadores sociais e económicos foi concluída em 2011 Especializou-se em villae romanas, economia romana, norte de África romano e fotografia histórica. Trabalha na Universidade de Jena como assistente no projeto “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média” e é curadora da coleção de fotografia histórica da Universidade de Jena.

A entrada é livre.

O Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.