Faro

Faro aderiu ao programa “Cidades e Vilas de Excelência”

Faro aderiu ao programa “Cidades e Vilas de Excelência” promovido pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade. A formalização de adesão será marcada pela entrega da bandeira de inclusão no projeto cujo ato simbólico está marcado para o próximo dia 27 de setembro às 18h00 no Salão Nobre da Câmara Municipal.

faro_marina

Com a sua inscrição, a autarquia compromete-se em trabalhar com especial afinco para vir a ser reconhecida e certificada como “Cidade de Excelência” em território nacional nas seguintes categorias: “Cidade Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade de Regeneração e Vitalidade Urbana”.

Trata-se de um compromisso prático de qualificação dos territórios e das suas dinâmicas socioculturais e económicas de forma a estimular a regeneração dos tecidos urbanos ou periurbanos, do ambiente urbano, da empregabilidade local e do turismo.

Ao integrar esta rede o Município pode beneficiar de um trabalho em rede, multidisciplinar, integrador, inclusivo e sustentável que nos irá permitir encontrar novas soluções para antigos problemas, encontrar novas plataformas colaborativas de trabalho, novos modelos de partilha de conhecimento prático e formas ágeis de atuar localmente.

Os trabalhos passam por participação nas sessões trimestrais, ou outras sessões de trabalho extraordinárias sempre que se justifique e no plenário anual. Além disso, a autarquia tem que elaborar o Plano de Ação Local para cada um dos temas que selecionou e implementar as propostas de acordo com as metas que definir anualmente.

Faro caminha assim para alcançar notoriedade em áreas fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes e reconhece a importância do trabalho em rede para alcançar objetivos comuns.

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.