Albufeira

Município inaugura jardim público com parque infantil e Rotunda da Falésia nos Olhos de Água

A freguesia de Olhos de Água esteve em destaque na manhã do dia 25 de setembro ao acolher a inauguração de dois projetos há muito ambicionados pela população local: um jardim público com parque infantil e uma rotunda que vem servir o acesso à Falésia.

O Executivo da Câmara Municipal de Albufeira deslocou-se na manhã de ontem a Olhos de Água para participar na inauguração de duas obras de relevo para a freguesia.

Durante a inauguração do parque público, localizado na Rua Arsénio Catuna, a presidente da Junta de Freguesia de Olhos de Água confessou que “o projeto nasceu de um sonho a pensar nas crianças, que mereciam um espaço verde para brincar com as educadoras e com as famílias, mas também para que a população sénior aqui encontrasse um local de convívio e lazer”. Indaleta Cabrita mostrou-se emocionada ao receber um ramo de flores pela mão de uma das alunas do Jardim de Infância da freguesia, como forma de agradecimento pela construção de uma área dedicada aos mais pequenos.

O Parque, com uma área de cerca de 3.000 metros quadrados, é composto por um jardim com parque infantil, uma área de lazer com bancos e zona de merendas e um campo de petanca. No total, a Junta de Freguesia investiu 24,968.05 euros, tendo sido apoiada pela autarquia que, para além da transferência de verbas, disponibilizou uma equipa de técnicos municipais para concretizar a obra. “É de enaltecer o trabalho de equipa realizado entre a Junta de Freguesia e a Autarquia, que constitui um excelente exemplo de boas práticas municipais”, destacou José Carlos Rolo, presidente do Município de Albufeira, que teve um papel determinante na concretização de ambos os projetos, nos quais depositou “total empenho pessoal e institucional”.

“Este é um espaço com várias valências e que serve três gerações, pois incluiu um parque infantil para as crianças; uma área de lazer para que qualquer pessoa possa ler um livro ou desfrutar da paisagem; e um campo de petanca para os mais idosos conviverem”, rematou o autarca frisando a importância deste tipo de obras de complementaridade que contribuem para a melhoria das condições de vida da população.

A inauguração da Rotunda da Falésia foi o segundo momento alto do dia, já que a intervenção veio resolver um problema de acessibilidade e conferir maior segurança e melhores condições de circulação: “Este projeto foi realizado em tempo recorde (14 dias) pelos nossos técnicos municipais, a quem dirijo um especial reconhecimento, pois com verbas reduzidas conseguiram fazer um trabalho extraordinário que vem facilitar a mobilidade e a acessibilidade a uma zona bastante turística e de acesso às praias”, referiu José Carlos Rolo, prestando uma sentida homenagem aos funcionários da Câmara Municipal pelo empenho e dedicação na execução desta obra e na construção do parque.

Carlos Quintino, vereador responsável pelas Acessibilidades Viárias, Mobilidade e Transportes Urbanos, reforçou a importância desta obra, quer para os munícipes quer para os visitantes, já que vem contribuir para a melhoria da circulação e segurança rodoviária: “Esta intervenção consistiu na execução de uma rotunda em substituição de um entroncamento, mas que incluiu um conjunto de outros trabalhos, nomeadamente a pavimentação nas zonas de alargamento e bermas; repavimentação da faixa de rodagem; requalificação de passeios; colocação de sinalização vertical e horizontal; substituição da iluminação pública; arranjo paisagístico da rotunda e envolvente. Em mão de obra e equipamento, investimos aqui cerca de 27.500,00 euros”, garantiu Carlos Quintino, que fez questão de tornar público o investimento de 55 milhões de euros em acessibilidades efetuado pela Autarquia albufeirense ao longo dos últimos 12 anos.

Refira-se que o projeto da rotunda foi efetuado pelos serviços da Câmara Municipal, o que permitiu reduzir os custos da obra e contribuir para o reequilíbrio das finanças municipais. “É nas alturas de crise e de dificuldade que se vê quem sabe gerir. Com boa vontade, empenho e trabalho é possível concretizar projetos como este e como o parque infantil que há pouco inaugurámos”, afirmou Indaleta Cabrita. A presidente da Junta de Freguesia de Olhos de Água destacou a importância da obra que considera ser “uma mais-valia para a freguesia que agrega zonas balneares e hotéis de 5 estrelas procurados por milhares de turistas“.

A encerrar as intervenções, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira congratulou a Autarquia e a Junta de Freguesia de Olhos de Água pelas duas excelentes obras inauguradas. “Acredito no poder local e que o dinheiro colocado nas mãos de quem está perto das populações rende mais e é melhor empregue”, afirmou. Carlos Silva e Sousa realçou o empenho dos técnicos municipais na execução de ambos os projetos, que resultaram num “trabalho de qualidade que a todos nos orgulha”.

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.