Loulé

Loulé reviveu tradição das Janeiras

A cidade de Loulé voltou a viver a tradição das Janeiras associada à celebração do Dia de Reis e integrado nas festividades de Natal mas que se tem vindo a perder com o passar dos anos, sobretudo junto dos mais novos.

Assim, na passada sexta-feira, o Cine-Teatro Louletano recebeu alguns dos mais importantes grupos de janeireiros do Algarve para um Encontro de Janeiras. O Grupo dos Amigos de Loulé, Grupo de Janeiras de S. Sebastião – Loulé, Grupo de Cantares de Janeiras “A Força da Tradição” – Paderne, Grupo “Flôr Oriental” – Santa Bárbara de Nexe, Grupo “Juventude União Bordeirense” – Bordeira, Grupo “Janeireiros de Boliqueime” e Grupo “Sociedade da Banda de Tavira” aqueceram esta noite fria com o calor da tradição.

Já no sábado, a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, o Clube Hípico de Loulé e o Grupo de Cantares de Janeiras da Freguesia de São Sebastião cantaram as Janeiras e, pela primeira vez, foram recebidos à porta da Câmara Municipal de Loulé pelo seu executivo.

Num desfile pelas principais artérias da cidade, em ambiente festivo, os elementos do Clube Hípico, a cavalo, acompanharam os jovens tunos que interpretaram cantares ao Menino Jesus e quadras escritas para o efeito, com algum improviso à mistura.

Mas esta música foi também levada, de porta em porta, a algumas casas de famílias, e estabelecimentos comerciais da cidade de Loulé, que os receberam com uma boa disposição e muita alegria.
Finalmente, o cortejo foi recebido em frente aos Paços do Concelho pelo presidente da Autarquia louletena, Vítor Aleixo, e alguns elementos da sua equipa. O edil agradeceu aos responsáveis pela atuação de cada grupo participante, e retribuiu com um cabaz com produtos tradicionais.

Por: Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.