AGENDA

A Saúde do Barlavento Algarvio em debate no Teia de Ideias | 22 de janeiro

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI), em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, realiza, no próximo dia 22 de Janeiro, pelas 21.00 horas, o terceiro episódio da terceira série do ciclo de debates Teia D’Ideias. Este espaço mensal de discussão decorrerá no Pequeno Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. O tema “O Estado da Saúde do Barlavento Algarvio” norteará o debate.

cartaz

Num momento em que a qualidade dos cuidados de saúde públicos prestados no Algarve tem sido alvo do interesse mediático e suscitado o confronto de opiniões divergentes, torna-se necessário esclarecer os cidadãos e discutir quais as consequências para a saúde pública das recentes mudanças na gestão dos hospitais públicos da região, com a fusão do Hospital de Faro e do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio. O fecho de especialidades médico-cirúrgicas, a insuficiência de recursos humanos e materiais, o alargamento do tempo de espera nas urgências, os atrasos na realização de exames e cirurgias ou o descontentamento expresso por utentes e profissionais de saúde têm feito notícia nos órgãos de comunicação social regionais e nacionais e suscitado questões que urgem em ser clarificadas. Estarão os cuidados primários prestados pelo hospital público a dar a adequada resposta às necessidades da população? Quais as consequências directas da reorganização dos serviços hospitalares para os utentes do Barlavento Algarvio? E o sector privado, poderá colmatar as lacunas dos serviços prestados pelo hospital público?

Na perspectiva de promover uma discussão clara e capaz de abarcar os diferentes pontos de vista, contaremos com um painel de convidados constituído por Pedro Nunes (presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve), João Moura Reis (presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Algarve), Ulisses Brito (presidente do Conselho Distrital do Distrito Médico do Algarve da Ordem dos Médicos) e Luís Batalau (médico e ex-presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio). A Teia D’Impulsos será representada por Vítor Dias e a moderação do debate estará a cargo de Nuno Silva.

O encontro está aberto a todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e participar activamente no debate. Será ainda possível seguir as principais incidências da tertúlia através da página de Facebook da Teia D’Impulsos. Como habitual, o debate será registado em formato áudio, sendo posteriormente transmitido, em diferido, pela Rádio Costa D’Oiro no programa “Impulso”.

Esta edição da Teia D’Ideias contará ainda com o apoio da Pastelaria Milénio e da Delta na realização do coffee-break, a quem, desde já, manifestamos o nosso agradecimento. No intervalo da tertúlia, terá ainda a oportunidade de conhecer e adquirir o livro Teia D’Ideias: Espaço de Cidadania, que agrega as principais conclusões da segunda série deste ciclo de debates.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em http://www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail teiadimpulsos@gmail.com.

Por: A Direção da Teia D’Impulsos

Categories: AGENDA, Portimão, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.