Portimão

Amb3E lança segunda fase de Projeto “POW”

Projeto visa sensibilizar jovens e escolas para a importância da reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos

A Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos lançou ontem, na Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão, a segunda fase do Projeto POW – Dá Power ao Electrão! sob o tema “Faz-te aos REEE que põem em risco o teu mundo”. Este trata-se de um projeto de sensibilização de jovens de todo o país para a importância do encaminhamento dos Resíduos dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) através dos Pontos Electrão, permitindo assim o seu tratamento e reciclagem.

O Projeto POW – Dá Power ao Electrão é uma iniciativa que incentiva os jovens e as escolas nacionais a participarem num desafio de vídeos funcionando como elementos de mudança comportamental a nível ambiental. A primeira fase da ação contou com um total de 261 participações, visualizadas mais de 38 500 vezes.

Jorge Vicente, Diretor Geral da Amb3E, sublinhou: “Para incentivar as pessoas a adotar comportamentos ambientalmente responsáveis, é fundamental informá-las sobre o impacto que as suas ações têm sobre o ambiente, mas também sobre a economia. Por isso mesmo, a Amb3E tem vindo a apostar na sensibilização dos jovens para a importância do correto encaminhamento dos REEE. A adesão dos participantes e os excelentes resultados obtidos permitem-nos concluir que os cidadãos, e principalmente os jovens, estão mais conscientes da importância da reciclagem deste tipo de resíduos e dos perigos que o seu abandono indevido acarreta para o ambiente e saúde pública. Atendendo à quantidade e qualidade dos vídeos que recebemos na primeira fase, estamos agora expectantes relativamente aos trabalhos que vamos receber nesta segunda fase.”

Os finalistas serão avaliados pelo júri – constituído por representantes das entidades envolvidas (Amb3E, APA e IPDJ), bem como pela embaixadora desta fase, Carolina Torres – que irá escolher três vencedores. O primeiro classificado será premiado com um Smartphone, o segundo com um LCD e o terceiro com uma máquina fotográfica.

Paralelamente, é lançado o repto às escolas para criarem vídeos que transmitam os seus hábitos ambientais com respeito à reciclagem, bem como agregar as suas boas práticas num manifesto. Estes serão posteriormente avaliados pelo júri. Neste caso, as vencedoras ganharão um prémio no valor de 1500 euros em equipamentos elétricos e eletrónicos, à sua escolha.

Esta iniciativa surge no seguimento da promoção pela Amb3E de outros projetos como a Escola Electrão e o Quartel Electrão, bem como do apoio ao Projeto 80.

Por: Amb3E

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.