AGENDA

Casa Manuel Teixeira Gomes expõe pinturas de Franco Charais inspiradas na arte rupestre

A Casa Manuel Teixeira Gomes tem patente até 5 de fevereiro a exposição de pintura “Retrospectiva”, que reúne um conjunto de trabalhos criados por Franco Charais, general reformado do Exército Português.

Pintura de Franco Charais

Pintura de Franco Charais

Em três dezenas de quadros, o autor presta homenagem aos artistas anónimos nos quais se tem inspirado e que se manifestaram através das pinturas rupestres, da pintura corporal, da decoração de objetos utilitários ou da escultura, exemplificando os povos que guardaram memória do seu passado ancestral e assim permitiram ao homem de hoje desvendar as suas formas de viver.

Nascido no Porto em 1931, Franco Charais colaborou na redação do Programa do Movimento das Forças Armadas e desempenhou, entre 25 de Abril de 1974 e 1982, funções na Comissão Coordenadora do Programa, Conselho de Estado, Conselho da Revolução e Comando da Região Militar do Centro.

Após 14 anos à frente de um projeto de cooperação técnica com Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, do qual foi fundador, decidiu dedicar-se a tempo inteiro à pintura, atividade que exercia desde jovem enquanto autodidata.

Representado em coleções particulares e públicas, a partir 1995 vem mostrando os seus trabalhos no país e no estrangeiro, tanto em exposições individuais como coletivas, nomeadamente em Aveiro, Coimbra, Lisboa, Porto, Viena, Boston, Bona, Palos de La Frontera, Valência, Barcelona, Lourdes, Angoulême e Okinawa, entre outras.

A seguir a esta exposição, a Casa Manuel Teixeira Gomes inaugura às 15h00 de 8 de fevereiro a mostra fotográfica “Mestres da Vida”, que reúne um conjunto de imagens captadas por Michel Januário e que poderá ser vista até 4 de março próximo.

As exposições têm entrada livre e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 18h30, e ao sábado, das 15h00 às 19h00.

Por: Município de Portimão

Categories: AGENDA, Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.