Albufeira

Paulo Bento, Ruben Faria e Emídio Guerreiro na Gala do Desporto 2014

As coletividades desportivas do concelho voltaram a reunir-se numa noite de Gala inteiramente dedicada ao Desporto. Para além dos atletas, treinadores, clubes e associações, o evento contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, do selecionador nacional Paulo Bento e do piloto Ruben Faria. A iniciativa teve também uma componente solidária, com uma campanha de donativos a reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Mais de meio milhar de pessoas assistiram à Gala do Desporto 2014, uma iniciativa da Câmara Municipal de Albufeira que tem por objetivo distinguir o mérito dos atletas, treinadores e instituições desportivas do concelho, em cada época.

O evento realizou-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira, pelo segundo ano consecutivo, depois de várias edições no Auditório Municipal.

Ao todo, 189 atletas foram homenageados pela Autarquia na passada sexta-feira, dia 7 de fevereiro. Uma noite de Gala dedicada às estrelas do Desporto que se destacaram em 15 modalidades.

Este ano, o evento contou a com a presença do secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, que elogiou a iniciativa: “Albufeira é um Município que considera o Desporto um pilar fundamental da sua comunidade. Para além do investimento em infraestruturas desportivas, aposta na homenagem e reconhecimento do trabalho destes desportistas”.

O primeiro homenageado da noite foi Paulo Bento. O ex-futebolista e atual treinador da Seleção Portuguesa de Futebol confessou sentir-se orgulhoso com a distinção e deixou umas palavras de encorajamento aos jovens desportistas: “Quero deixar um incentivo aos clubes e associações para que mantenham em funcionamento todas estas atividades e aos jovens para que pratiquem desporto, independentemente da modalidade”.

O piloto algarvio de motociclismo Ruben Faria foi o segundo homenageado da Gala do Desporto. “Para mim, que sou algarvio, esta homenagem é bastante sentida, pelo que deixo, desde já, os meus agradecimentos ao Município de Albufeira”. O campeão nacional de Todo o Terreno e vice-campeão do Dakar 2013 confessou rever-se nos jovens homenageados: “Desde os meus 8 anos que pratico esta modalidade e que tenho vindo a lutar para chegar aos lugares cimeiros onde me encontro. Por isso, esforcem-se e lutem pelos vossos objetivos”.

Após a homenagem a estes dois desportistas que levam o nome de Portugal além- fronteiras, subiram ao palco cinco personalidades que, ao longo dos seus relevantes percursos profissionais, têm contribuído para a afirmação do Desporto na região. Artur Lara Ramos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve; Tito Real e Luís Modesto treinadores do Imortal Basket Club; Armando Mota, ex-basquetebolista profissional; e Francisco Oliveira, jogador de basquetebol do Imortal Basket Clube foram os homenageados regionais e concelhios.

Ao palco do Pavilhão subiu também a Orquestra de Acordeões do Conservatório de Albufeira, que presenteou a plateia com uma atuação demonstrativa da beleza deste instrumento enraizado na cultura algarvia.

A Gala do Desporto 2014 teve uma vertente solidária, apoiando a campanha “Um Euro, Uma Causa”. O evento permitiu angariar um total de 293,00 Euros, que reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Para o presidente da Câmara “esta ação vem valorizar ainda mais o evento, permitindo que atletas, familiares e restante público contribuísse para uma causa nobre que, neste caso, apoia os Bombeiros Voluntários de Albufeira, uma instituição que merece todo o nosso respeito”. Carlos Silva e Sousa adiantou que a campanha será alargada a outras iniciativas municipais, com o objetivo de angariar fundos para as IPSS do concelho e ajudar os munícipes mais necessitados.

Por: Município de Albufeira

Categories: Albufeira, Desporto

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.