AGENDA

“Europa espaço de emprego e mobilidade” | Biblioteca Municipal recebe Sessão-Debate sobre Eleições Europeias | 21 de fevereiro

Esta sexta-feira, 21 de fevereiro, a partir das 15h30, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, uma sessão-debate sobre as próximas Eleições Europeias agendadas para 25 de maio, numa iniciativa da CCDR Algarve através do Centro Europe Direct.

Parlamento Europeu - foto de Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Parlamento Europeu – foto de Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Numa parceria com a Câmara Municipal de Loulé, com o apoio do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, esta sessão vai ter como mote “Europa espaço de emprego e mobilidade” e abordará, entre outros, o tema das oportunidades de emprego e mobilidade no espaço europeu.

A falta de emprego é atualmente uma grande preocupação – 26 milhões de cidadãos europeus não têm emprego, na sua maioria jovens. No Algarve, no último trimestre de 2013, a taxa de desemprego entre os jovens era de 43,5% contra 35,7% no resto do país, uma das mais altas da Europa. Se o trabalho dignifica o Homem está em causa a dignidade dos cidadãos europeus reconhecida como um direito pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia nos seus primeiros artigos. Que respostas tem a Europa para este problema? Em que consiste a Estratégia Europeia de Emprego? O que é a garantia Jovem? O que traz de novo o ERASMUS +? Que soluções para os NEET (Not in Education, Employment, or Training)? Que soluções para os menos jovens?

A sessão será inaugurada pelo presidente da CCDR Algarve, David Santos, presidente do Município de Loulé, Vítor Aleixo, e pelo Diretor Regional do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, Carlos Baía. O debate será moderado por António Goulart sindicalista, e no painel estão confirmados até ao momento os deputados Artur Rego do CDS/PP e Cristóvão Norte do PSD (via skype), António Travassos do IEFP/ Rede EURES e Natacha Nowack da Empresa MAE – Mobility Activity Experience.

A inscrição para participação no evento é obrigatória e poderá ser feita em http://europedirect.ccdr-alg.pt/site/

Será distribuída documentação aos participantes.

Vai ser possível acompanhar este e os restantes debates nas redes sociais facebook e twitter e em http://www.elections2014.eu/pt

Conhecer melhor o trabalho do Parlamento Europeu e o essencial das tomadas de decisão que afetam a vida diária dos cidadãos é o objetivo das 6 sessões que se vão realizar entre fevereiro e abril de 2014 na região.

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.