AGENDA

Exposição de Fotografia “Rostos e Transfigurações” de Jaime Machado aborda Festejos de Carnaval

De 28 de fevereiro a 29 de março, vai estar patente ao público no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, localizado no Parque Municipal de Loulé, a Exposição de Fotografia “Rostos e Transfigurações” de Jaime Machado.

jaime_machado

Esta mostra tem como principal enfoque a “máscara” enquanto registo e caracterização de um rosto que se transfigura durante os festejos do Carnaval, ao mesmo tempo que se vão construindo através de uma iconografia de gestos as imagens que servirão de suporte temático à instalação.

O âmbito desta exposição, parte da constatação de uma realidade que se distancia do padrão normal a que se está habituado e, que centraliza toda a sua energia no corpo e na expressão, considerando que a máscara é um rosto, enquanto segunda pele, imitando outro rosto.

Com esta recolha fotográfica, pretendeu-se dar a conhecer uma nova prática do exercício e ritualização do Carnaval no Concelho de Loulé e, concomitantemente, retratar o rosto enquanto uma transfiguração, onde a “ máscara é o principal papel e enfoque que incorpora a figuração da personagem e onde o rosto se esconde de si mesmo”.

Jaime Machado vive e trabalha como free-lancer em Lisboa. Expõe desde 1981 como artista plástico e fotógrafo.

A Exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 10h00 às 18h00. A inauguração acontece no dia 28 de fevereiro, às 18h00.

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.