Desporto

BODYBOARD | Joana Schenker (Sagres) vence Azores Pro 2014

Bodyboard Pro Tour 2014, disputada num único dia (sábado, 26 de abril), na Praia de Santa Bárbara, Ilha de São Miguel. Açores. Depois do 2.º lugar alcançado ‘em casa’, na etapa inaugural do circuito em Vila do Bispo, a atleta da Associação de Bodyboard de Sagres (ABS) assumiu a liderança do Pro Tour 2014. O algarvio Gonçalo Pinheiro (ABS) conquistou um brilhante terceiro lugar na prova açoriana, chegando até às meias-finais ‘man on man’, onde foi batido pelo experiente Manuel Centeno num duelo com ‘sores’ elevados.

“Vi muito bom nível neste campeonato e não foi nada fácil. Todos os heats foram disputados até aos últimos minutos”, comentou Joana Schenker. Em entrevista ao Bodyboard.pt, a atleta algarvia concluiu: “Estar a liderar o circuito no início é uma motivação”. A prova feminina nos Açores foi disputada por 9 atletas, três das quais fizeram um ‘heat’ de trials, para apurar as duas que integraram o lote de 8 nas meias-finais em heats de 4, fase em que teve início o quadro principal feminino.

Joana Schenker ‘varreu’ as três baterias que disputou em frente ao areal de Santa Bárbara. A atleta ABS venceu a sua meia-final a quatro (score 12.05) e depois eliminou Marta Leitão na meia-final ‘man on man’ (score 13.25). Na final, Joana fez 13.40 pontos e bateu Ana Adão (12.50), que havia chegado invicta ao derradeiro duelo na competição feminina.

Recorde-se que Joana Schenker é a campeã em título do Bodyboard Pro Tour. A atleta ABS venceu o circuito em 2013 e só não foi consagrada campeã nacional de bodyboard por impedimento dos estatutos da Federação Portuguesa de Surf, que proíbem a atribuição do título nacional a cidadãos estrangeiros. Joana tem nacionalidade alemã, apesar de sempre ter vivido no Algarve. O título de campeã nacional de bodyboard 2013 foi entregue a Catarina Sousa, segunda classificada no Bodyboard Pro Tour 2013.

Joana Schenker foi a única algarvia presente no Azores Pro. No quadro masculino, a ABS competiu com três atletas. Os ‘veteranos’ Francisco Pinheiro e João Pinheiro passaram os oitavos-de-final – Francisco em primeiro e com uma onda de oito pontos e João em segundo noutra bateria – e depois foram eliminados em 4º na primeira fase dos quartos-de-final.
Gonçalo Pinheiro levou a bandeira algarvia até às meias-finais ‘man on man’ masculinas. O jovem algarvio realizou uma prova brilhante: venceu o seu primeiro heat nos oitavos-de-final e nos quartos-de-final a quatro apurou-se em segundo (atrás do experiente António Cardoso) para os quartos-de-final ‘man on man’, onde eliminou Rodrigo Rijo.

Nas meias-finais masculinas ‘man on man’, Gonçalo Pinheiro ‘vendeu cara’ a derrota frente a Manuel Centeno. O atleta algarvio fez 15.25 pontos na meia-final, uma exibição de luxo que forçou o seu adversário do Porto, campeão europeu e mundial em 2006, a dar o máximo, para fazer 17.55 pontos e conseguir o acesso à final. Foi o maior ‘score’ do campeonato e também a bateria com a soma de (dois) ‘sores’ mais elevada. “Fiquei em terceiro lugar. Não podia estar mais feliz. Agora é continuar a treinar para tentar fazer melhor”, comentou Gonçalo Pinheiro.

Na final, Manuel Centeno (15.75) perdeu para Hugo Pinheiro (16.85). O atleta da Costa de Caparica, que no fim-de-semana passado conquistou o 2º lugar na prova francesa de abertura do circuito europeu (perdendo para Pierre-Louis Costes), assumiu a liderança do circuito português Bodyboard Pro Tour 2014, depois do segundo lugar que havia alcançado na etapa inaugural em Vila do Bispo, na Praia do Castelejo.

Por: Paulo Marcelino / Swell-Algarve

Fotos: Pedro Carvalho

Resultados dos heats do Bodyboard Pro Tour Açores 2014

Resultados dos heats Masculinos – Açores

resultados_masculinos

Resultados dos heats Femininos – Açores

resultados_femininos

 

Categories: Desporto, Vila do Bispo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.