AGENDA

Bogas-do-Sudoeste produzidas em cativeiro libertadas no meio natural em Alferce | 6 de maio

No próximo dia 6 de maio, o Aquário Vasco da Gama, o Centro de Biociências do ISPA e a Quercus vão proceder à libertação no meio natural de peixes reproduzidos em cativeiro, numa ação que decorrerá no rio Arade, em Alferce, Monchique. Os peixes a libertar serão bogas-do-sudoeste (Iberochondrostoma almacai), espécie que se encontra criticamente em perigo de extinção.

Boga-do-Sudoeste

Boga-do-Sudoeste

Esta iniciativa, que já efetuou a 30 de maio uma primeira ação de libertação Escalos-do-sul (Squalius pyrenaicus), na Ribeira de Colares, em Sintra, está em curso desde 2008 com o objetivo reproduzir e manter populações ex situ de algumas das espécies de peixes de água doce mais ameaçadas no nosso país.

O projeto de reprodução em cativeiro está a ser desenvolvido no Aquário Vasco da Gama (organismo cultural da Marinha, Algés) e em instalações do ICNF geridas pela Quercus, localizadas em Campelo (Figueiró dos Vinhos). Conta ainda com a parceria de entidades como a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa e a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Programa – 6 de Maio

07:00 às 10:00 – Aquário Vasco da Gama: contagem, marcação e transporte e adaptação dos exemplares para o depósito da viatura.
10:30 – Partida para Alferce.
15:00 – Chegada a Alferce e libertação dos peixes no rio.

Por: Quercus

Categories: AGENDA, Monchique

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.