Algarve

Câmara de VRSA é a pior pagadora do País, Portimão fecha o pódio e Faro fora das contas

Autarquia vila-realense lidera a lista das piores pagadoras do País, com uma média de 1601 dias. Portimão é a terceira pior autarquia, com 1057 dias.

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António e Portimão ocupam, respetivamente, o primeiro e o terceiro lugar na lista das câmaras piores pagadoras do País, segundo dados revelados ontem pela Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), respeitantes ao final de 2013.

A autarquia vila-realense fechou o ano com um prazo médio de pagamento de 1601 dias (mais de quatro anos). Em comparação com o ano anterior, esta autarquia aumentou em 1284 dias a demora no pagamento a fornecedores.

A recente aprovação pelo Tribunal de Contas do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), no valor de 25,6 milhões de euros, e a contratação de um empréstimo bancário de 33,3 milhões permitirão a este município saldar as dívidas assumidas até ao final de 2012.

Portimão surge em terceiro lugar – o segundo é ocupado pela Ribeira Brava (Madeira) -, levando em média 1057 para pagar. Em relação a 2012, esta câmara reduziu o prazo em 31 dias.

Ao contrário de Vila Real de Santo António, a autarquia de Portimão ainda não tem aprovada pelo Tribunal de Contas a sua candidatura ao PAEL, no valor de 94 milhões de euros, a que se somam 39 milhões resultantes de um empréstimo bancário.

Em relação às restantes autarquias algarvias, Vila do Bispo pagou a 290 dias, Albufeira a 270, Olhão a 237, Loulé a 117, Lagos a 95, Monchique a 81, Tavira a 78, Lagoa a 71, Silves a 31, Castro Marim a 26, Aljezur a 23, São Brás a 7 e Alcoutim a 1.

Faro não consta da lista da DGAL devido a dados em falta ou incompletos.

Fonte: José Carlos Eusébio / CM

Categories: Algarve, Nacional

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.