Faro

Faro desenvolve “Projeto Cal” (6 fotos)

Realizou-se no dia 13 de maio, uma campanha de caiação numa das zonas históricas de Faro (Bairro Ribeirinho – São Pedro) organizada pela Ambifaro – Agência para o Desenvolvimento Económico de Faro, E.M. que teve como parceiros o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro e a Câmara Municipal de Faro.

Esta iniciativa, denominada “Projecto Cal”, consistiu na caiação de edifícios devolutos que se encontravam num estado de degradação acentuado na baixa de Faro, nomeadamente na Rua do Prior e na Rua do Compromisso, tendo a organização salientado que esta acção teve um carácter experimental para preparar uma parceria que de futuro se pretende mais forte e abrangente.

O objetivo desta iniciativa pretendeu, para além de melhorar a qualidade visual e o ambiente urbano das ruas intervencionadas, contribuir para sensibilizar os cidadãos para a importância da utilização dos materiais adequados nos processos de conservação de edifícios antigos, nomeadamente da cal, material natural, sustentável, acessível a todas as bolsas e de grande valor identitário no património cultural farense, algarvio e mediterrânico.

A organização salientou ainda a preciosa colaboração do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro que disponibilizou mais de uma dezena de formandos da sua “Ação de Vida Ativa de Reabilitação Urbana” que a custo zero caiaram durante um dia mais de 200 m2 de paredes, tendo a AmbiFaro tido um custo de pouco mais de dezasseis euros na compra de cal, o que prova que se podem desenvolver iniciativas interessantes com pouco investimento.

Esta sessão, a primeira de outras que seguramente se seguirão, enquadram-se numa estratégia de revitalização urbana e de marketing territorial que se pretende aplicar em Faro, cujos resultados apesar de demorarem algum tempo a tornarem-se mais visíveis junto da população estão aos poucos a tornar a cidade mais atrativa e acolhedora, promovendo as suas maiores potencialidades e a proporcionar um efeito multiplicador.

Por: AmbiFaro

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.