AGENDA

Festival MED 2014 promove Dieta Mediterrânica | 25 a 28 de junho

A promoção do conceito da Dieta Mediterrânica vai ser uma das componentes da 11.ª edição do Festival MED que decorre de 25 a 28 de junho, na Zona Histórica de Loulé. Nesses sentido, a Câmara de Loulé, entidade organizadora do evento, pretende estender este conceito gastronómico que está diretamente relacionado a toda a filosofia do evento, não só aos espaços de restauração inseridos no recinto como também a todos os restaurantes da cidade.

Dieta Mediterrânica - foto CML

Dieta Mediterrânica – foto CML

Como tal, cada restaurante apresentará um Menu Dieta Mediterrânica, composto por uma entrada, prato principal e sobremesa, com produtos que fazem parte deste padrão alimentar. Para além dos vários espaços dentro do MED, participam nesta iniciativa nove restaurantes da cidade que também se quiseram associar a esta ação de promoção da riqueza gastronómica do Mediterrâneo: A Tasquinha da Malta, Calypso, Churrasqueira Jolibela, Dozo, Museu do Lagar, O Avenida, O Grego, Perdição e Pizzaria Pizzasol.

Barrigas de atum grelhadas com cebolada, espetada de tamboril com alecrim, bacon e legumes salteados, mousse de alfarroba ou pratos típicos gregos são algumas das propostas apresentadas e que quem visitar Loulé durante estes dias poderá apreciar.

A Dieta Mediterrânica, estilo de vida milenar e um modelo cultural dos países da Bacia do Mediterrâneo, abrange técnicas e práticas produtivas e extrativas, nomeadamente de agricultura e pescas, formas de preparação, confeção e consumo dos alimentos, festividades e convivialidades, tradições orais e expressões artísticas. As culturas mediterrânicas são culturas de partilha e entreajuda comunitária, onde as sociabilidades assumem um papel relevante.

Mais do que um regime nutricional e padrão alimentar, a Dieta Mediterrânica traduz um estilo de vida saudável e uma forma de convívio e partilha. Combina ingredientes da agricultura local, receitas e formas de cozinhar próprias de cada lugar, refeições partilhadas, celebrações e tradições que, juntamente com o exercício físico moderado diariamente, favorecido pelo clima ameno, completam um estilo de vida que a ciência moderna nos convida a adotar em benefício da nossa saúde, tornando-a um excelente modelo de vida saudável.

A Dieta Mediterrânea é caracterizada pela abundância de alimentos de origem vegetal, como o pão, massas, arroz, hortaliças, legumes, fruta fresca e frutos oleaginosos; utilização do azeite como principal fonte de gordura; consumo moderado de pescado, aves, lacticínios e ovos; consumo de pequenas quantidades de carnes vermelhas e ingestão moderada de vinho, geralmente durante as refeições.

Refira-se que, em 2013, a Dieta Mediterrânica foi classificada como Património Imaterial da Humanidade, no seguimento de uma candidatura apresentada por Tavira, sendo esta a primeira vez que o Algarve viu a sua cultura reconhecida pela UNESCO.

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.