Quarteira

Jantar do Emigrante na Tasquinha do Zé, em Quarteira (22 fotos)

O Restaurante Tasquinha do Zé, no Semino – Quarteira, foi palco do tradicional Jantar do Emigrante, que junta anualmente emigrantes e ex emigrantes num convívio fraterno de reencontro e troca de experiências e vivências nos países onde trabalham.

A organização foi de Manuel Madeira, que dirigiu umas palavras aos presentes: “Para quem não me conhece, organizo excursões e, uma vez por ano, organizo o Jantar dos Emigrantes. Está aqui o José Santana e o Zeca Mariano, que há 60 anos não se vêem (os dois levantaram-se e dirigiram-se um ao outro, num abraço de emoção, trocando algumas palavras sob fortes aplausos dos restantes). Este é o 20.º jantar que nós organizamos. Temos aqui presentes emigrantes na Austrália, no Canadá, na Costa Oeste e na Costa Leste dos EUA e em vários países da Europa. Normalmente, as pessoas vêem de férias mas não se encontram. Se houver um jantar, como é este o caso, em que as pessoas se juntem, é uma oportunidade para as pessoas se encontrarem e se reverem”.

Manuel Madeira agradeceu “à Camarina, que está a explorar este restaurante, também ela uma emigrante da Ucrânia, que está agora um pouco complicada com a situação política. Nós também emigrámos numa altura em que a situação no nosso país também era complicada. Quero agradecer também ao Jorge Matos Dias, que tem um jornal online, o PlanetAlgarve.com, onde este jantar vai ser apresentado e pode ser visto em todo o mundo. Os familiares de quem aqui está e outros emigrantes que não puderam vir, podem ver no PlanetAlgarve as fotografias deste jantar. No final, podem dançar porque temos aqui o Kim Gonçalves, a quem eu agradeço também por nos acompanhar com a sua música e podem também ouvir as canções dos artistas que vamos ter aqui esta noite e outros que vão contar umas anedotas”.

Os presentes foram brindados com as canções do próprio Manuel Madeira e de Gonzaga Vairinhos, bem como alguns contadores de anedotas.

O serão prosseguiu com baile animado por Kim Gonçalves, acompanhado na percussão por um dos presentes.

A destacar a presença do ex vereador da Câmara Municipal de Loulé, Manuel Possolo Viegas e esposa, do antigo presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Filipe Viegas e do antigo membro da Assembleia de Freguesia de Quarteira, Gonzaga Vairinhos.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

3 replies »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.